Boa Noite
Entendi a solução do exercício, mas não está claro o suficiente porque o conceito não foi passado corretamente ou elucidado.
Primeiro a query que soluciona o execício é uma query um pouco mais complexa que o usual. Não é um simples Select e sim uma junção de duas tabelas, feito através do "statement" JOIN.
Segundo entendo que o curso seja um pouco mais superficial/rápido que a maioria, mas para a evolução dos estudantes seria mais sensato firmar o conceito de relaicionar tabelas. E suma, explicar o que é a junção de tabalas e como ela é feito. Acredito que o tema deva ser aprofundado do curso específico de SQL da ALURA. Mas isto não foi informado em vídeo também.
Terceiro e último o conceito de ALIAS (apelido). Que simplesmente foi jogado no ar e fomos obrigados a nos virar para entender. Se eu não tivesse noção de SQL jamais entenderia o que foi feito para o exercício. Tem que ser explicado que podemos atribuir apelidos temporários para tabelas e colunas.
Dito isto, minha dúvida é, qual o raciocínio lógica que tenho que ter em mente na hora de escrever a query para juntar uma ou mais tabelas? Do jeito que o o curso/exercício propões sera simplesmente um copy&paste da coisa. Poderiam explicar como devo pensar antes de escrever este tipo de query, por favor?