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Conceitos

Cycle Time

  • Definição: O tempo que leva para concluir uma única unidade de trabalho em um processo.
  • Exemplo: O tempo que leva para um dev concluir uma feature.

Lead Time

  • Definição: O tempo total que leva desde o início de um processo até a entrega do produto ou serviço final ao cliente.
  • Exemplo: O tempo que leva para uma aplicação ser feita, processada, fabricada e entregue ao cliente.

Throughput

  • Definição: A taxa na qual os produtos ou serviços são concluídos em um processo.
  • Exemplo: O número de features que um dev conclui por tempo (dia/semana/mes).
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Oi Rodrigo!

Você já está no caminho certo ao definir os conceitos de Cycle Time, Lead Time e Throughput. Vou reforçar um pouco mais cada um deles para te ajudar a fixar bem esses conceitos e entender como aplicá-los na prática:

  1. Cycle Time (Tempo de Ciclo)

    • Definição: É o tempo que leva para concluir uma única unidade de trabalho em um processo.
    • Exemplo: Se um desenvolvedor começa a trabalhar em uma feature na segunda-feira e termina na quarta-feira, o Cycle Time dessa feature é de três dias.
  2. Lead Time (Tempo de Espera)

    • Definição: É o tempo total que leva desde o início de um processo até a entrega do produto ou serviço final ao cliente.
    • Exemplo: Se um cliente faz um pedido de uma aplicação na segunda-feira e a recebe na sexta-feira, o Lead Time é de cinco dias.
  3. Throughput (Taxa de Produção)

    • Definição: É a taxa na qual os produtos ou serviços são concluídos em um processo.
    • Exemplo: Se uma equipe de desenvolvimento consegue concluir 10 features em uma semana, o Throughput é de 10 features por semana.

Esses conceitos são fundamentais para medir e melhorar a eficiência dos processos em um ambiente de trabalho que utiliza Kanban. Eles ajudam a identificar gargalos, otimizar fluxos de trabalho e melhorar a entrega de valor ao cliente.

Bons estudos!