Estou com uma dúvida um pouco conceitual sobre sites responsivos. Existe um trecho do livro Web Design Responsivo da Casa do Código que diz que:
“Manter um site para cada tipo de dispositivo com acesso à internet se tornou inviável, tendo-se em vista que hoje temos smartphones de todos os tamanhos, assim como tablets, notebooks, iPads, entre outros. Sendo assim, o site responsivo é a melhor maneira de manter o seu site atualizado sem grandes investimentos, pois a manutenção é feita em uma única plataforma, que se adequa aos dispositivos de acordo com a necessidade.”
Porém, eu tinha entendido que responsividade está ligada à criação de um layout para cada dispositivo, por exemplo, um desenho para o desktop, um para o tablet e um para o smartphone, no mínimo. Casos especiais como o Netflix por exemplo pensariam em um desenho para TV. Mas de acordo com esse trecho do livro, estou associando responsividade à flexibilidade, coisa que eu acho bem difícil de se fazer, afinal como criar uma imagem por exemplo que possa se flexibilizar a uma largura x sem perca de qualidade? O próprio site do Alura, que é responsivo, não foi previsto para minha TV de 40’’, e pelo meu entendimento, ele continua sendo responsivo, mas não foi pensado para TV.
Por exemplo, se eu fosse vender um site responsivo eu teria que dizer a quais dispositivos ele é adaptável ou apenas dizer que ele é flexível? Gostaria de uma maior explicação sobre essa ideia de adaptável e flexível porque esse trecho do livro me deixou um pouco na dúvida quanto a isso.
Desculpe pelo detalhamento da pergunta, mas é que queria ter bem claro o significado de responsivo.
Agradeço desde já