Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Como planejar com Agile

Bem, minha dúvida surgiu ao assistir a aula sobre fluxo ágil, em que, para exemplificar, o Mario usou a priorização da construção do quarto em detrimento aos outros cômodos. O fluxo para essa priorização seria construir tudo o que é necessário em um quarto para o cliente... E Pelo que entendi, isso sem considerar maiores detalhes (ou o planejamento) da construção dos outros cômodos.

Obs.: Essa dúvida se assemelha bastante às duas referenciadas abaixo:

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-o-metodo-agil-nao-substitui-o-planejamento-faz-parte-dele-94185 https://cursos.alura.com.br/forum/topico-mas-em-que-area-do-terreno-vou-construir-o-quarto-83206

Usando um caso concreto, para não ser muito repetitivo, já que as discussões nos dois links citados explicam bem o meu questionamento... Utilizando um sistema em que a entrega de valor ao cliente foi separado em módulos....

Esse sistema será um formulário de cadastro, em que as informações cadastradas em todos os módulos será utilizado para gerar dados importantes para o cliente e além disso os dados de cada módulo são interdependentes... Ao alinhar com o cliente foi entregue um módulo completo, possibilitando os usuários fazer todo o fluxo de cadastro desse módulo. Os dados de cadastro precisam ser armazenados no banco de forma padronizada, ou seja, será necessário uma arquitetura adequada para que haja um padrão, tanto para os dados que estão sendo armazenando agora, como para os dados futuros.

Como será a evolução desse banco, sendo que ainda não foi planejado como o cliente deseja os outros módulos? Como seria o planejamento inicial? Devo junto no primeiro módulo desenvolvido já o desenho do banco para receber todos os módulos?

Não consegui pensar, nesse caso, como ficaria o comportamento do sistema futuramente... Veja, para o usuário que só realizará o cadastro desse modulo entregue, está tudo certo, ele consegue fazer o fluxo completo e esse era o real valor que o cliente precisava, mas como será entregue o principal valor para o cliente no futuro, que é poder usar todo os dados cadastrados (de todos os módulos) para poder gerencia-los de forma segura sem gerar informações incongruentes?

Obrigado pela atenção!

1 resposta
solução!

Caro Mateus,

Obrigado pela sua postagem!

No caso deste cenário de desenvolvimento de módulos em planejamentos gradativos de sprints. Você teria duas alternativas para tratar estes requisitos de acoplamento e armazenamento estruturado dos dados deste banco de dados, que seriam:

Cenário 1- Entre a entrega das sprints da cada cada módulo realizar sprints de "normalização de dados" onde você geraria considerando o "aceite" do módulo recém-acabado e os requisitos já conhecidos dos módulos seguintes, sprints para tratar destes requisitos de acoplamento e padronização dos dados, cujo valor seria obter o entendimento e tratar os requisitos de acoplamento dos módulos já finalizados e em vias de iniciar os trabalhos. Com este cenário, você não geraria passivo de acoplamentos para tratar somente após a entrega do último módulo.

Cenário 2- Inserir dentro do backlog de cada módulo tarefas de "normalização/acoplamento de dados", com isso os módulos tenderiam a demorar um pouco mais para obter o aceite, mas em compensação as sprints de acoplamento que conforme sugerido no cenário 1, seriam bem mais rápidas, pois o tema já teria sido tratado durante as algumas tarefas das sprints de desenvolvimento dos módulos propriamente ditas.

Enfim, é tudo uma questão de alinhamento de estratégia durante a montagem dos épicos e planejamento das sprints.

Vale ressaltar que para "rodar" este tipo de desenvolvimento ágil considerando integração de módulos, a organização já deve ter um razoável nível de maturidade com práticas ágeis, já pensando em aspectos de escalabilidade.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software