Vejo no fórum muitas duvidas que seguem o mesmo caminho... como se adotar metodologia ágil fosse ignorar tudo que conhecemos sobre planejamento, viabilidade, riscos e custo.
Só que essas coisas continuam existindo, não se pode criar um produto do nada sem descobrir seu custo, sua rentabilidade, se ele é viável. Não existe ágil sem planejamento prévio. A diferença é que ele faz parte do planejamento.
Eu vejo a aplicação da metodologia ágil como uma ETAPA de um plano maior (que pode até ser feito em waterfall), mas voltado fase de execução/desenvolvimento, onde o caos se instaura. Ao invés de prever contingencias (de prazo e custo) pra mitigar riscos, como aconteceria num modelo cascata, o Ágil "abraça" o risco de mudança, sem comprometer todo o orçamento numa unica entrega.
As palavras não são minhas, são da minha chefe, mas achei muito coerentes: " a magica do ser Ágil está em justamente poder "esquecer" itens que não são tão relevantes na primeira analise para o objetivo e ajustar conforme as coisas vão acontecendo "