A experiência de ficar desempregado foi um período de grande estresse, marcado pela insegurança financeira e pressão social. A sensação de estar perdido e sem rumo gerou um ciclo de ansiedade e preocupação constante, agravado pela falta de uma estratégia clara e pela tendência de comparação com os outros. A dificuldade em sair dessa zona de estresse foi um desafio significativo.
Para lidar com situações semelhantes no futuro, adotaria uma postura mais proativa, com um plano de ação detalhado para buscar novas oportunidades, incluindo cursos online e networking. Além disso, cultivaria a autocompaixão e focaria em minhas forças e experiências, priorizando o autocuidado e atividades relaxantes. Buscaria também apoio profissional de um psicólogo ou coach de carreira para auxiliar na transição e no desenvolvimento de novas habilidades.
A virada de chave veio com a reflexão e a decisão de empreender, investindo em cursos de marketing digital. Trabalhando por conta própria, construí um portfólio e desenvolvi resiliência. Essa experiência não só me ajudou a superar o momento difícil, mas também me tornou mais confiante e preparado para o mercado de trabalho. Hoje, tenho um emprego estável e gratificante, resultado da minha persistência e capacidade de adaptação.