4
respostas

Como passar para a zona de aprendizagem

Já passei por diversas situações de aprendizagem e, ao refletir sobre elas, percebo que o que mais me deixou presa na zona de estresse foi o fato de, ao invés de ver os erros como parte natural do aprendizado, eu passei a me sentir sobrecarregada e frustrada. O medo de não conseguir resolver a situação me dominava, e isso gerava uma sensação de incapacidade. Eu começava a estudar e a buscar soluções, mas logo me sentia exausta e desmotivada, o que só aumentava a sensação de que nunca seria capaz de compreender ou resolver meus problemas.

Para evitar cometer os mesmos erros, comecei a adotar algumas atitudes diferentes, como aceitar os erros como parte do processo de aprendizagem e ser mais gentil comigo mesma. Em vez de me frustrar com as falhas, tento ver as oportunidades para melhorar. Outra estratégia que estou adotando é dividir o problema em partes menores, ao invés de tentar entender tudo de uma vez. Quebrar o conceito em partes mais acessíveis e abordá-las de forma gradual tem me ajudado a controlar a ansiedade, evitar a sobrecarga de estresse e manter o foco em pequenas vitórias. Por fim, estou aprendendo a buscar ajuda sempre que necessário, sem hesitar. Isso me permite esclarecer dúvidas de forma mais eficaz e aliviar a pressão sobre mim mesma.

4 respostas

O que foi mas díficil para mim foi sair da zona de conforto mais deu certo, tive que mudar alguns hábitos para chegar no resultado esperado.

Sua reflexão é muito válida, Isabel. Os erros realmente nos ensinam que somos capazes, mesmo quando parece difícil enxergar isso no momento. Muitas vezes, estudei sobre um assunto, assisti a várias videoaulas, mas ainda assim tive dificuldade em aplicar no meu projeto. Isso nos faz questionar muitas coisas, mas faz parte do processo de aprendizagem. O importante é continuar tentando, aprender com cada etapa e celebrar as pequenas vitórias ao longo do caminho.

Entendo perfeitamente sua situação Isabel. Já passei por situações semelhantes no qual a única coisa que me atrapalhava era o estresse, não conseguia entender os erros e só me frustrava. Hoje em dia também aprendi a controlar melhor essas fases do aprendizado tentando resolver os problemas com mais calma, pesquisando, lendo documentação, buscando ajuda com colegas e ir diminuindo essa sobrecarga mental.

Na escola, enfrentei dificuldades com algumas disciplinas devido à falta de base sólida, sobrecarga de conteúdo e receio de pedir ajuda.

Atitudes que tive que melhorar:

Revisar conceitos básicos antes de avançar. Dividir o estudo em etapas menores para evitar sobrecarga. Buscar ajuda de professores e colegas para esclarecer dúvidas.