Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Como passar para a zona de aprendizagem

Pensando em uma situação de aprendizagem que eu vivenciei e tive dificuldade em sair da zona de estresse: Durante o meu curso de engenharia fiquei dependente em Cálculo Numérico e só faltava essa nota pra passar de ano. A solução pra sair da zona do estresse foi estudar durante 5 dias dentro da biblioteca (“ficar desconfortável”) da universidade usando 3 livros de cálculo numérico, onde consegui entender a teoria e realizar dezenas de exercícios ("zona de aprendizagem") e finalmente entender a matéria ("zona de fluxo"). E aí? Como foi a experiência de vocês?

5 respostas
solução!

Olá, Jose.

Tudo bem?

Obrigado por compartilhar sua experiência! É ótimo ver como você conseguiu superar a dificuldade em Cálculo Numérico. Vou tentar ajudar com algumas sugestões de atitudes diferentes que você pode adotar para passar mais rapidamente da zona de estresse para a zona de aprendizagem em futuras situações:

  1. Planejamento Antecipado: Em vez de esperar até o último momento, tente planejar seus estudos com antecedência. Divida o conteúdo em partes menores e estude um pouco a cada dia. Isso pode ajudar a reduzir a pressão e o estresse acumulado.

  2. Técnicas de Relaxamento: Incorporar técnicas de relaxamento, como meditação, respiração profunda ou até mesmo pausas regulares durante o estudo, pode ajudar a manter a calma e reduzir o estresse.

  3. Estudo Colaborativo: Estudar com colegas pode ser uma ótima maneira de tornar o aprendizado mais dinâmico e menos estressante. Vocês podem compartilhar conhecimentos, tirar dúvidas uns dos outros e se motivar mutuamente.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Olá Renan, Tudo bem. Obrigado pelas sugestões que com certeza aplicarei nos meus estudos no ONE. Forte abraço.

Passei por essa condição diversas vezes ao entrar em um curso técnico em Informática em uma das melhores escolas de minha cidade. Até consegui ir bem no primeiro ano, mas quando cheguei no segundo ano, tive um problema pessoal que acabou travando meu desempenho, fiquei sem internet para estudar em casa e o tempo para uso do laboratório da escola era limitado. Ao conversar com o coordenador para trancar o curso e retomar no ano seguinte, fui mal interpretada: ele achou que eu não queria estudar, visto que eles ofereciam a estrutura. Fiquei em uma "saia justa", e acabei prosseguindo mesmo assim. Mas, percebi que meu desempenho não estava tão bom em algumas disciplinas e, depois de muito tempo, dei conta de que eu deveria ter feito um cursinho antes de prestar o vestibulinho para entrar, visto que minha base estava ruim. Porém, no ano seguinte, seria ano de TCC, vi que o conteúdo do ano anterior não estava claro e resolvi parar o curso, já que não tinha como retroceder. Daí, poucos meses depois, começou a pandemia e, conforme passou o tempo, vi que seria melhor fazer o curso em outro lugar. Porém, mesmo a qualidade do curso sendo boa, não chegava aos pés da escola técnica da UNESP, onde eu estava antes. Então, resolvi assinar um cursinho pré-vestibular online e formar a base educacional necessária para acompanhar outros cursos desse nível e, paralelamente, aprender programação tanto para facilitar meus estudos, quanto para tentar algum emprego na área, já que a pandemia tornou evidente a falta de profissionais na área e fez com que as empresas, em parte, diminuíssem a exigência para ingresso, visto que com essas formações, é possível entrar sem diploma formal. Respondendo a pergunta, o que ficou de lição? 1.Não deveria ter permanecido no curso só para "agradar" os professores nem a coordenação, pois notas boas e diploma sem aprendizado concreto não resolvem nada. 2. Ainda bem que hoje existem cursos online bons e acessíveis, assim, pude assinar o cursinho e estou pegando tudo, desde o ensino fundamental, sendo assim: Não dar um passo maior que a perna, tudo tem seu tempo, cada um tem seu tempo e, com consistência, chegamos lá.

Olá Ana, Muito obrigado pelo seu depoimento, emocionante ver a sua luta para formar uma "base educacional necessária para acompanhar outros cursos" e "com consistência" atingir os seus objetivos e tenho certeza que você conseguirá, estarei torcendo pelo seu sucesso. Deus te abençoe.

Amém!!! Tenho que certeza que tudo isso é para servir de aprendizado e, sim, com ajuda D'Ele, chegaremos lá!