Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Como gerenciar um projeto com o escopo aberto?

Gostaria de uma discussão sobre o item acima.

4 respostas

Olá Fábio,

tudo bom?

Não entendi muito bem a sua proposta de discussão. Se for algo mais específico ou algum tópico de interesse por favor comece a discussão rs.

Escopo aberto é algo totalmente possível no modelo Scrum. Aliás é isso que de maneira geral as práticas ágeis vem propondo. No caso do Scrum o único momento que teríamos um escopo fechado seria na fase onde foi definida a Sprint Backlog.

Se você fala em gerenciamento com relação a figura de um Gerente mesmo, papel que não é representado no Scrum, basicamente teríamos as particularidades de cada empresa pra empresa.

Abraços

Olá Fábio,

Muito bom seu ponto de vista! Mas no Scrum, o escopo não é "aberto", e sim alterável. O que por muitos é confundido. Os métodos de Gerenciamento de projetos permitem alterações de escopo, desde que haja análise de impacto, replanejamento e aceite do cliente.

No caso do Scrum, as alterações são feitas no planejamento do Product Backlog e refletidas nos sprints, a análise de impacto é realizada nas duas etapas e o replanejamento é visualizado através das “time boxes”.

Abs

solução!

Oi Fábio,

alterável e aberto não seriam características similares no seu ponto de vista? Talvez você faça distinção para não permitir que o seu cliente comece o projeto dizendo que gostaria de uma bicicleta e no meio do projeto queira uma nave espacial e sua equipe ou qualquer outro fator impeça que o projeto possa continuar.

Entendo onde você quer chegar, mas perceba que o Scrum não tem esse tipo de tratamento, talvez isso seja algo pré-Scrum no seu modelo atual de trabalho.

Sobre alterações no Product Backlog isso acontece o tempo todo no Scrum, o que acontece é que tem-se o P.O priorizando isso junto ao cliente. Mais um vez qualquer coisa que você esteja levando para o seu modelo não é algo que o Scrum defina então pode-se fazer da maneira que preferir. Perceba que em nenhum momento existe uma análise de impacto propriamente dita no Scrum, mas se faz sentido para o modelo da sua empresa não vejo pq não usar.

Abraços

Obrigado.

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software