1
resposta

Como funciona POO em PHP e Laravel?

Boa tarde, pessoal!

Minha dúvida é sobre a utilização de orientação a objetos na linguagem de programação PHP e no framework Laravel.

Por exemplo, se eu tenho um formulário HTML com o método POST cujo objetivo é cadastrar pessoas, os campos (inputs) seriam os atributos da classe Pessoa? E caso sejam, quais seriam os métodos? Além disso, como funciona o encapsulamento nesse contexto? Qual é a relação dessas classes com as entidades no banco de dados? como posso fazer abstração para desenvolver POO com essas linguagens?

Estou abtuado a utilizar POO com Java, então trazer esse paradigma para essa parte Web + Backend me deixou um pouco confuso.

Eu entendo que muitos desses tópicos serão abordados ao longo do curso, mas decidi perguntar aqui para obter respostas complementares sobre alguns pontos e também para tentar ajudar aqueles que estão começando, assim como eu.

1 resposta

Olá, Gabriel!

No contexto de um formulário HTML com o método POST para cadastrar pessoas, é possível sim considerar os campos como atributos da classe Pessoa. Por exemplo, se você tem campos como nome, idade e email, você poderia ter uma classe Pessoa com esses atributos. Os métodos, por sua vez, podem ser utilizados para realizar ações relacionadas a essa entidade, como cadastrar, atualizar ou excluir uma pessoa.

Quanto ao encapsulamento, ele é muito importante para garantir a integridade dos dados e a segurança da aplicação. Você pode definir os atributos como privados e criar métodos públicos para acessá-los e modificá-los, seguindo o princípio do encapsulamento.

Em relação à relação entre as classes e as entidades no banco de dados, é comum utilizar um ORM (Object-Relational Mapping) como o Eloquent no Laravel. Esse ORM permite mapear as classes em tabelas do banco de dados e facilita a manipulação dos dados. Você pode criar uma classe Pessoa que representa a tabela "pessoas" no banco de dados e utilizar os métodos do Eloquent para realizar operações como inserção, atualização e consulta.

Um resumão seria isso Gabriel. Eu não sei se você já tem uma certa intimidade com PHP na Web, mas eu aconselho que você faça essa formação para você entender a fundo o PHP na Web, e não ir direto estudar o Laravel sem fazer essa formação antes, pois isso pode gerar muitas dificuldades com o framework.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software