1
resposta

Como funciona a atualização de S.O nos containers?

Você havia comentado que uma grande dificuldade nas máquinas virtuais era em relação a atualização do sistema operacional de várias máquinas virtuais. Como o docker eliminou esse problema? Quando eu atualizo o S.O de um container eu não terei que atualizar um por um todos os outros containers?

Outra coisa é em relação a escrita nas camadas, deu a entender que ele não escreve as modificações feitas nos arquivos do container na mesma camada do S.O, existe uma camada apenas pra essas alterações (como criação de arquivos, e upgrades de pacotes)?

1 resposta

Olá Icoz,

Primeira dúvida...

Quando usamos docker não precisamos nos preocupar com atualizar as máquinas, pois dependemos de imagens docker agora. Na imagem existe a referência para uma imagem base, a primeira camada de uma imagem no caso. Se quisermos atualizar de uma versão pra outra de um SO, só precisamos mudar a imagem base (no nosso dockerfile por exemplo) e re-buildar o mesmo. Com isso teremos uma nova imagem pronta para ser utilizada.

Dúvida 2,

Existem sim camadas só pras alterações mais de superfície (alterações, upgrades, etc) , isto poupa tempo pois dependendo das alterações que você fizer numa imagem o docker não vai rebuildar tudo, somente o que foi alterado.

Mas se atente pois as camadas são empilhadas. A primeira é a do SO por exemplo: debian, neste caso se você alterar a camada do SO, todas as outras deverão ser recompiladas, pois como esta é a imagem base, as outras camadas dependem dela.