1
resposta

Como fazer dois insert's no MySql?

Estou desenvolvendo um sistema de fluxo de caixa e nele tenho uma tabela de contas, uma tabela de crédito (receitas) e outra de débito (despesas), essas últimas duas serão alimentadas após dar baixa em uma receita prevista ou uma despesa. Na tabela crédito e também na tabela débito tenho como chaves estrangeiras, o id da forma de pagamento, id da conta que estava prevista a receber ou pagar e o id da conta que estou movimentando para posteriormente abater as receitas e débitos da conta escolhida previamente para o pagamento ou recebimento. Minha dúvida é, como posso ao dar baixa em uma conta enviando a informação para as tabelas de crédito ou débito, e ao mesmo tempo nas tabelas de contas a receber ou a pagar dependendo do que estou dando baixa ser uma receita ou despesa, mudar o campo de situação para "pago" para que desapareça da minha tabela onde listo todas as contas a receber e contas a pagar com situação "em aberto"?

Estou utilizando PDO com prepare para as requisições ao MySql.

1 resposta

Vc poderia utilizar triggers e procedures. Um TRIGGER, associado a uma tabela, definido para ser disparado, respondendo a um evento em particular. Tais eventos são os comandos da DML (Data Manipulation Language): INSERT, REPLACE, DELETE ou UPDATE. Podemos definir inúmeros TRIGGERS em uma base de dados baseados diretamente em qual dos comandos acima irá dispará-lo,. Os TRIGGERS poderão ser disparados para trabalharem antes ou depois do evento.

Vale a pena pesquisar sobre estes 2 temas.