3
respostas

Como distinguir cartão finalizado de um em andamento dentro de uma coluna?

Cada coluna geralmente representa uma atividade (Análise, Desenvolvimento, Teste) e tem geralmente um membro responsável. Pelo que entendi, cada membro "puxa" o cartão quando estiver livre. Como o Kanban distingue visualmente uma atividade da coluna Análise, por exemplo, como concluída com uma em andamento? Quem concluiu a atividade de uma coluna pode passar a atividade para a próxima coluna independente do limite de WIP dela?

3 respostas

Olá, Raphael. Tudo bem?

Cada coluna representa uma ação, cada cartão representa uma atividade. Logo, quando um cartão está na coluna de desenvolvimento significa que aquela atividade está em andamento, e assim por diante. E terá uma coluna que irá indicar quando o processo foi concluído, além de conter a data de início e fim da atividade no cartão.

É possível ter uma distinção visual exatamente pelas colunas e pelas cores dos cartões, em alguns casos.

Entendo, que os responsáveis pelas atividades devem mover os cartões conforme o andamento da atividade.

E o limite de WIP, deve sempre ser respeitado para não haver sobrecarga, e o movimento dos cartões devem ser harmônicos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá, Fernanda. Tudo ótimo e contigo?

Primeiro muito obrigado pela contribuição. Acho que acabei não comentando, mas minha dúvida tinha relação com o "pull system" do kanban. Vamos supor que eu seja analista de requisitos e "puxe" o próximo card disponível da coluna TO DO pra primeira coluna de requisitos, ok? Considerando o "pull system" e seguindo fluxo, um desenvolvedor que ficar livre vai pegar o card que já concluiu a parte de requisitos. Como eu indicaria que conclui minha atividade de requisitos sem dar um "push" no card para a nova coluna de desenvolvimento? Não sei se fui claro dessa vez, mas uma idéia que vi em um artigo foi criar um segundo nível hierárquico, quebrando em duas novas cada coluna que representa uma fase ou ação para indicar esse status do card em cada coluna. Dessa forma, desenvolvedores saberão quando um card já concluiu a fase de requisitos e está pronto para codificação. Ficaria algo mais ou menos como coloquei abaixo. O que você acha?

  1. Requisitos1.1. In progress1.2. Done
  2. Desenvolviemnto2.1. In progress2.2. Done
  3. Testes3.1. In progress3.2. Done

Oi, Raphael. Está tudo ótimo por aqui também.

Muito obrigada pelos esclarecimentos.

Acredito que essa subdivisão dentro da coluna é muito válida e como a Instrutora informou o quadro vai ser construído conforme as necessidades e alinhamentos da equipe. Desde que as premissas básicas do Kanban sejam cumpridas.

E esse ponto de como o outro colaborador vai saber quando a tarefa passa para ele, também é muito relacionado sobre como o time se alinha e se comunica, é possível combinar um espaço no pos it que irá indicar que aquela etapa está pronta para caminhar, etc.

Eu particularmente gostei muito da perspectiva que teve, fica extremamente claro sobre o que está acontecendo, o que é um dos propósitos do Kanban.

Obrigada por proporcionar essa troca e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software