Como eu posso saber oq é model e oq é helper?
A classe Negociacao e ListaNegociacao, eu entendo como Model
porem a classe Mensagem, eu vejo mais como um helper, estaria correto?
alguém poderia me dar uma luz referente a isso? obg.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como eu posso saber oq é model e oq é helper?
A classe Negociacao e ListaNegociacao, eu entendo como Model
porem a classe Mensagem, eu vejo mais como um helper, estaria correto?
alguém poderia me dar uma luz referente a isso? obg.
Tudo aquilo que vai ajudar executar augo e pode ser reutilizado em outras paginas você pode por dentro de Helper , e tudo aquilo que seve para modelar sua aplicação são os Models.
espero ter ajudado.
Com relação a Helper, você me ajudou, com relação a model, ainda não :s.
Por ex: você tem uma pagina de compras e tem um classes chamada Produtos, Carrinho e ListaDesejo todas essas classes modela sua pagina de compras então elas seriam seus Models. Pois elas existem a fim de um proposito modelar sua pagina de compras.
Entendi mais o menos, exemplo, se eu criar uma caixa de Alerta, ou um Newsletter, ambos vão ser minha model?
Se eles forem específicos para sua class SIM, se você poder generalizá-los para que você possa chamar em outras telas a mesma função então já seriam um Helper, podendo ser reutilizado em diversos lugares não ficariam amarados a sua class, por ex. seu alerta em outra class você teria que utilizar um alerta? se sim então porque não generalizá-lo, assim você escreveria menos código, toda vez que precisa-se de um alerta é só chama-lo.
Então não sei se estou conseguindo fazer essa abstração.
Outro exemplo:
Suponhamos que em um site tenha o campo de newsletter, onde eu insiro meu nome / email.
nesse caso é necessário eu ter um modelo?
o que eu pensaria em fazer é o seguinte:
Receberia os dados na controller, faria a validação dos dados na controller e passaria para a view exibir uma mensagem.
Ou eu teria que receber os dados na model e validar na model e depois passar o aval pra controller, pra ai sim a controller passar o aval pra view?
Sim, eu já veria como um model pois o newsletter faz parte da minha aplicação como um todo, de uma forma ou de outra ela serve para modelar a aplicação, como se foce uma pagina.
Hmm, estou entendendo de poco em poco, obrigado pelas explicações Jeferson, ajudou ^^
Fico feliz de ter ajudado. :)