Como eu posso saber oq é model e oq é helper?
A classe Negociacao e ListaNegociacao, eu entendo como Model
porem a classe Mensagem, eu vejo mais como um helper, estaria correto?
alguém poderia me dar uma luz referente a isso? obg.
Como eu posso saber oq é model e oq é helper?
A classe Negociacao e ListaNegociacao, eu entendo como Model
porem a classe Mensagem, eu vejo mais como um helper, estaria correto?
alguém poderia me dar uma luz referente a isso? obg.
Tudo aquilo que vai ajudar executar augo e pode ser reutilizado em outras paginas você pode por dentro de Helper , e tudo aquilo que seve para modelar sua aplicação são os Models.
espero ter ajudado.
Com relação a Helper, você me ajudou, com relação a model, ainda não :s.
Por ex: você tem uma pagina de compras e tem um classes chamada Produtos, Carrinho e ListaDesejo todas essas classes modela sua pagina de compras então elas seriam seus Models. Pois elas existem a fim de um proposito modelar sua pagina de compras.
Entendi mais o menos, exemplo, se eu criar uma caixa de Alerta, ou um Newsletter, ambos vão ser minha model?
Se eles forem específicos para sua class SIM, se você poder generalizá-los para que você possa chamar em outras telas a mesma função então já seriam um Helper, podendo ser reutilizado em diversos lugares não ficariam amarados a sua class, por ex. seu alerta em outra class você teria que utilizar um alerta? se sim então porque não generalizá-lo, assim você escreveria menos código, toda vez que precisa-se de um alerta é só chama-lo.
Então não sei se estou conseguindo fazer essa abstração.
Outro exemplo:
Suponhamos que em um site tenha o campo de newsletter, onde eu insiro meu nome / email.
nesse caso é necessário eu ter um modelo?
o que eu pensaria em fazer é o seguinte:
Receberia os dados na controller, faria a validação dos dados na controller e passaria para a view exibir uma mensagem.
Ou eu teria que receber os dados na model e validar na model e depois passar o aval pra controller, pra ai sim a controller passar o aval pra view?
Sim, eu já veria como um model pois o newsletter faz parte da minha aplicação como um todo, de uma forma ou de outra ela serve para modelar a aplicação, como se foce uma pagina.
Hmm, estou entendendo de poco em poco, obrigado pelas explicações Jeferson, ajudou ^^
Fico feliz de ter ajudado. :)