Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como conquistar o primeiro emprego?

comecei a estudar programação a pouco tempo, tenho 17 anos e juntei um dinheiro pra conseguir obter o alura, na promoção ainda kkkk. Minhas dúvidas são, por onde começar?, quando eu tenho certeza de que posso trabalhar com isso, a onde eu procuro um emprego?, e o currículo. obs: gostei muito dos cursos.

2 respostas
solução!

Olá Yuri! Tudo bem?

Que legal que você está estudando programação e está fazendo os cursos da Alura <3 Ficamos felizes em fazer parte da sua jornada e tenho certeza de que você está no caminho certo para conquistar seu primeiro emprego na área.

Para começar, é importante ter uma base sólida de conhecimento em programação. Continue estudando e praticando os conceitos aprendidos nos cursos e sempre procurando materiais complementares como artigos, vídeos e atividades para realizar. Além disso, procure projetos pessoais para aplicar o que você está aprendendo e desenvolver suas habilidades. Temos uma seção inteira para prática aqui, basta acessar como mostra na imagem abaixo:

Menu da Alura na cor branca com um zoom na tela com botões de "Dashboard", "Estudar", "Aprofundar", "Praticar" e "Comunidade". "Praticar" está selecionado em vermelho e é mostrado a lista de opções com "7 days of Code", "Challenges", "Imersões"

E recomendo também alguns sites de programação competitiva nos ajudam a praticar desde conceitos mais básicos até os mais avançados:

Recomendo que pratique bastante e monte seu portfólio de projetos, podendo colocá-los, por exemplo, no Github :) e também na Vitrine DEV aqui na Alura.

É importante você entender qual área quer seguir para se aprimorar mais ainda quando já estiver na procura de um emprego. Já deixo como dica aqui a leitura do nosso artigo sobre Linguagens de Programação. Aqui também temos diversos conteúdos de várias áreas que você pode seguir, entre elas: Programação para BackEnd, FrontEnd, Data Science, Mobile, DevOps, entre outros.

Quando você se sentir confiante em suas habilidades, é hora de procurar um emprego. Existem várias opções para isso. Uma delas é pesquisar por vagas em sites especializados em empregos na área de tecnologia, como o LinkedIn, Indeed e Glassdoor. Além disso, fique de olho em grupos e comunidades online voltados para programadores, pois muitas vezes surgem oportunidades de trabalho por meio desses canais.

Quanto ao currículo, é importante destacar suas habilidades e experiências relevantes para a área de programação. Inclua informações sobre os cursos que você fez na Alura, projetos pessoais que desenvolveu e qualquer experiência anterior que possa ser relevante, mesmo que não seja diretamente relacionada à programação.

Lembre-se de que conquistar o primeiro emprego pode levar um tempo e exigir paciência e persistência. Continue estudando, se atualizando e buscando oportunidades. Com dedicação e esforço, tenho certeza de que você alcançará seu objetivo. E conte sempre com o Fórum da Alura para tirar suas dúvidas, compartilhar seus projetos e também aprimorar suas habilidades. Caso queira, podemos montar um plano de estudos para você, de acordo com seu interesse!

Gostaria de deixar como indicação o Discord de alunos e alunas, onde você pode estar interagindo e criando networking com outras pessoas que estudam aqui na Alura, compartilhando conhecimento e trocando experiências. Lá temos alguns grupos de estudos para quem está começando na programação e/ou quer tirar suas dúvidas de linguagens ou áreas específicas, assim como diversos eventos super interessantes. Caso tenha interesse, deixo a seguir um link de convite para o Discord e o link de um vídeo ensinando como usá-lo.

Em caso de dúvidas, me coloco à disposição.

Grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

olá queria criar um plano de estudos, porém nem sei por onde começar.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software