Opinião pessoal minha.
Eu colocaria que a pessoa desenhou e eu codei. Como se fosse um editorial:
- Fulano de Tal (Design)
- Leonardo Pacheco (Codificação - HTML/CSS/JS)
- Cicrano de Tal (Backend - PHP/MySQL)
Sim, acho válido e importante colocar a experiência no currículo. Aqui um detalhe: um site que codifiquei mas não gostei do Layout, não fiz questão de colocá-lo. Porque não? Pois as pessoas tendem a atentar mais para o visual do que para a funcionalidade. Mas como o gosto é algo bem relativo, eu só não fiz questão de divulgar pois ele era "muito" ruim. Se fosse algo mediano, teria colocado.
Tudo que é experiência eu acho válida. Até mesmo portfólios "fantasma", ou seja, ninguém usou aquilo para nada. Mas o fato é que poderia ter sido usado pois é algo usual. Quem sabe até de 'fantasma' passe a ser usado.
Sendo bem sincero. Até as coisas que aprendemos aqui no curso, há como dar outra "roupagem" para aquilo e colocar no portfólio. Eu por exemplo ja peguei algo que fiz num curso de animação, que estava pronto (feito para aprender os conceitos) e busquei uma ONG ao qual a animação se encaixava. Conversei com eles e alterei somente o final, com a marca deles, e foi usado por eles de forma gratuita. Os ajudei e me ajudei. Não cobrei e vi meu tempo sendo duplamente aproveitado (num primeiro momento para aprender e num segundo ajudando uma ONG).
Conclusão. Um currículo é onde tu mostra sua expertise profissional. Então nele você tem que mostrar do que é capaz. Não vou entrar no mérito da objetividade, do conteúdo e etc... mas sim, você deve informar do que é capaz àquele que deseja convencer de que a vaga deve ser sua.
Abraço.