Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Como colocar experiência no currículo

Se eu participo de um projeto, onde um designer faz o layout da página no Photoshop por exemplo, e eu apenas transformo esse layout em uma página usando HTML5, css, bootstrap etc, o que eu devo colocar no currículo? Qual exatamente seria minha função para que quem leia o currículo, não pense que eu criei e codei o layout, e sim apenas codei?

E é interessante de alguma forma compartilhar esse site que fiz no currículo? Colocar algum link para que a pessoa possa ver? Um link do github por exemplo

2 respostas

Opinião pessoal minha.

Eu colocaria que a pessoa desenhou e eu codei. Como se fosse um editorial:

• Fulano de Tal (Design)
  • Leonardo Pacheco (Codificação - HTML/CSS/JS)
  • Cicrano de Tal (Backend - PHP/MySQL)

Sim, acho válido e importante colocar a experiência no currículo. Aqui um detalhe: um site que codifiquei mas não gostei do Layout, não fiz questão de colocá-lo. Porque não? Pois as pessoas tendem a atentar mais para o visual do que para a funcionalidade. Mas como o gosto é algo bem relativo, eu só não fiz questão de divulgar pois ele era "muito" ruim. Se fosse algo mediano, teria colocado.

Tudo que é experiência eu acho válida. Até mesmo portfólios "fantasma", ou seja, ninguém usou aquilo para nada. Mas o fato é que poderia ter sido usado pois é algo usual. Quem sabe até de 'fantasma' passe a ser usado.

Sendo bem sincero. Até as coisas que aprendemos aqui no curso, há como dar outra "roupagem" para aquilo e colocar no portfólio. Eu por exemplo ja peguei algo que fiz num curso de animação, que estava pronto (feito para aprender os conceitos) e busquei uma ONG ao qual a animação se encaixava. Conversei com eles e alterei somente o final, com a marca deles, e foi usado por eles de forma gratuita. Os ajudei e me ajudei. Não cobrei e vi meu tempo sendo duplamente aproveitado (num primeiro momento para aprender e num segundo ajudando uma ONG).

Conclusão. Um currículo é onde tu mostra sua expertise profissional. Então nele você tem que mostrar do que é capaz. Não vou entrar no mérito da objetividade, do conteúdo e etc... mas sim, você deve informar do que é capaz àquele que deseja convencer de que a vaga deve ser sua.

Abraço.

solução!

Gustavo

na experiência, acredito que dá mais resultado se você colocar suas realizações do que descrever processo que você participa na sua empresa.

Por exemplo, ao invés de colocar assim:

Atividades desenvolvidas: Transformação de layout criado em Photoshop pelo designer em uma página usando HTML5, css e bootstrap.

você poderia colocar assim:

Resultados alcançados: Transformação de um layout criado pelo designer  em Photoshop, para a empresa Ficticia Ltda., para páginas web descrevendo Sobre a empresa, Produtos, Serviços, Clientes  e Contato.