1
resposta

Como a vontade é impulsionada - necessidade e estímulo

Tem um livro que eu gosto muito, e tem me ajudado muito, chamado "Deficiências e Propensões do Ser Humano" (C. B. González Pecotche). Nele tem um capítulo inteiro sobre a falta de vontade e como combatê-la. Vou colocar um trechinho aqui:

"Os movimentos da vontade, pequenos ou grandes, são impulsionados por dois fatores de primordial importância, que se alternam e se substituem de forma temporária ou permanente: a necessidade e o estímulo.

"A necessidade atua sobre a vontade determinando movimentos quase automáticos, que forçam o ser a realizar mesmo aquelas coisas que ele não quer ou que devia ter feito espontaneamente, por determinação do próprio pensar e sentir; seu principal agente é a premência, que não admite demoras de nenhuma espécie enquanto urge o cumprimento de uma obrigação, de um dever, ou a satisfação de uma exigência inevitável.

"O estímulo age também sobre a vontade, mas ativa por sua vez a inteligência e o sentimento, despertando o nobre afã de substituir a escassez pela abundância em cada um dos setores da vida em que a vontade desempenha papel preponderante.

(...)

"Existe toda uma escala de estímulos, desde os mais fracos até os de mais alto poder; como, porém, seu valor é relativo, o próprio homem deve aprender a criá-los dentro de si quando não os sinta surgir espontaneamente.

"O estímulo aflora do propósito, do projeto, iniciativa ou fim que se procura realizar, e sustenta o entusiasmo, que é necessário manter permanentemente durante o prosseguimento da obra. Mas tenha-se em conta que o entusiasmo originado de uma esperança não deve jamais ser inflado pelos excessos da ilusão, capaz de aumentá-la até o ponto de sufocar esse mesmo entusiasmo."

É um exercício muito interessante, então, esse de identificar se estou sendo movido pela necessidade ou pelo estímulo. Aprender a identificar os estímulos e até mesmo saber criá-los para mim mesmo. Quando faça algo movido por um estímulo que eu mesmo criei, a vontade fica bem fortalecida.

O livro está disponível gratuitamente para download aqui, para quem se interessar: https://logosofia.org.br/livros/deficiencias-e-propensoes-do-ser-humano/

1 resposta

É muito interessante como a obra que você mencionou aborda a falta de vontade, um desafio que todos enfrentamos em algum momento. A distinção entre necessidade e estímulo como motores da vontade é crucial para entendermos como podemos nos impulsionar a agir, mesmo quando a motivação parece escassa.