1
resposta

Com lidar com minha maior barreira

Situações ou problemas não resolvidos: Essas pendências acabam tomando espaço mental mesmo quando não estou lidando diretamente com elas. Às vezes, estou estudando ou tentando planejar uma atividade, mas fico ruminando uma situação mal resolvida ou um problema que ainda não sei como solucionar. Isso acontece, principalmente, nos períodos mais agitados do trabalho ou quando há algo pendente que me envolve emocionalmente.

Plano de ação: Tenho adotado o hábito de anotar essas pendências assim que elas surgem, criando uma espécie de “estacionamento mental” para lidar com elas no momento certo. Também reservo um bloco de tempo diário (ou no máximo semanal) para organizar, priorizar e tentar resolver o que for possível. Só esse ato de “dar um lugar” para a preocupação já ajuda a reduzir sua força de distração.

1 resposta

Oi, Priscilla. Tudo bem com você?

Sua forma de lidar com as pendências é muito consciente e mostra que você está buscando manter o foco mesmo em contextos desafiadores. Criar esse “estacionamento mental” é uma ótima maneira de não deixar que os pensamentos tirem sua atenção do que importa no momento.

Uma prática complementar que pode ajudar é fazer uma revisão rápida ao final do dia, identificando o que ficou pendente e o que foi resolvido. Isso ajuda a manter a mente limpa para o próximo dia.

Obrigado por compartilhar sua experiência e estratégia.

Continue nesse caminho de autoconhecimento e organização.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!