1
resposta

Colaborador insatisfeito - Como lidar?

Acredito que a escuta ativa nesse momento é de grande ajuda. É necessário entender o momento do colaborador e tentar ajudá-lo de forma efetiva. Muitas vezes, a pessoa precisa apenas de uma orientação ou uma pessoa que ouça as suas frustrações e que se interesse, verdadeiramente, para conseguir sair da situação de insatisfação. Algumas vezes, a resposta será "não tenho como mudar a situação de imediato, mas vou me empenhar para conseguir,".

1 resposta

Ola Reijane, Concordo com suas palavras, obrigado por compartilhar sua impressão. Eu como gestor também considero esse um tema muito importante e que não é fácil. Temos a tendência de julgar as pessoas mesmo antes de conhecer os reais motivos, e no geral "colaborador insatisfeito" tem baixa produtividade e pode "contaminar" outros colegas. MAS... como bons gestores, temos a responsabilidade e oportunidade de ajudar esse colaborador, que é nosso colega também, para ser ouvido, mas ouvido com atenção, com qualidade. Não acho que teremos soluções para os casos, mas o fato de ouvir, de ajudar a orientar e aconselhar (quando solicitado por ele), e até encaminhar para uma ajuda profissional ou de alguém mais experiente, pode trazer resultados positivos. E pra terminar... é muito bom ajudar alguém!