Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Código parece igual ao do professor, mas não roda

Bom dia! Podem ajudar? Fiz os passos do exercício, comparei o código com o do professor e mesmo assim não estou entendendo o porquê de não estar funcionando. Podem dar uma luz? Segue abaixo

<canvas width= "600" height = "400">


<script>

     var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaBolinha(evento) {

        var desenha = false;

          if (desenha){

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, 10, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);

        }

    }

    function habilitaDesenhar(){

        desenha = true;


    }

    function desabilitaDesenhar(){

        desenha = false;

    }


   tela.onmousedown = habilitaDesenhar;
   tela.onmouseup = desabilitaDesenhar

   tela.onmousemove = desenhaBolinha;
2 respostas
solução!

Olá Maria, tudo bem com você?

Então, o seu código está quase certo, você cometeu apenas um errinho veja:

        function desenhaBolinha(evento) {
            var desenha = false;

Dentro da sua função de desenho você estava transformando a variável desenha para false, dessa maneira nunca conseguíamos desenhar :/

Para corrigir isso é bem simples vamos deixar essa variável no começo de nosso programa:

var cores = document.querySelector('input');
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
var desenha = false;         

E agora tudo vai estar funcionando normalmente!

Abraços e Bons Estudos :)

Muito obrigada, Geovani!