1
resposta

Código longo e funcional é bem visto no mercado de trabalho?

Olá pessoal,

Em uma das aulas me foi pedido para alterar um programa e meu resultado foi esse:

var idade = parseInt(prompt("Qual é sua idade?"));
var carteira = prompt("Possui carteira? Digite S ou N");

if(idade >= 18 & carteira == "S") {

mostra("O usuário pode dirigir");

}

if(idade >= 18 & carteira == "s") {

mostra("O usuário pode dirigir");

}

if(idade >= 18 & carteira == "N") {

mostra("Você precisa de uma carteira de motorista para que possa dirigir!")

}

if(idade >= 18 & carteira == "n") {

mostra("Você precisa de uma carteira de motorista para que possa dirigir!")

}

if(idade < 18) {

mostra("Você precisa ser maior de idade para dirigir")

}

De acordo com a exemplo que o professor fez, o programa poderia ter sido finalizado em muito menos linhas, porém no meu desenvolvimento considerei a experiência do usuário ao rodar o programa; Se o mesmo lembraria ou não de colocar a resposta (S ou N) em maiúsculo, logo, separei algumas linhas para incluir versões da resposta em minúsculo também.

Eu gostei bastante do meu resultado porém ele me demandou mais tempo para a execução. Ficou a dúvida: vale a pena investir tempo nessa busca pro maior dinâmica em, digamos, projetos maiores ou com curto prazo para entrega?

O código do professor:

var idade = parseInt(prompt("Qual é sua idade")); var temCarteira = prompt("Tem carteira? Responda S ou N");

if( idade >= 18 && temCarteira == "S") {
    mostra("Pode dirigir");
} else {
    mostra("Não pode dirigir");
}
1 resposta

Oi Alef

Em relação a dúvida sobre valer a pena o tempo gasto, é importante que nós desenvolvedores tente explorar vários cenários para evitar problemas, falhas de segurança, bugs entre outras coisas. Nem sempre iremos conseguir prever todos os cenários. E durante a nossa carreira inevitavelmente iremos encontrar projetos com prazos curtos ou até estourados, o conselho é sempre se esforçar para deixar o código com uma boa qualidade e reportar problemas para os responsáveis.

Parabéns pelo empenho nos estudos!

Continue praticando e qualquer dúvida pode contar com a gente.