1
resposta

Checar cargos válidos no código

Fiquei com uma dúvida... Alguém pode me ajudar?

Durante a aula, nos 08:00 minutos, o professor começa a validar o campo "cargo", verificando se ele está entre os cargos válidos (admin, editor e assinante). Porém não entendi o motivo dele ter feito isso, pois na mesma aula, mostrado no arquivo database.js, ele já cria o campo "cargo", colocando que ele NÃO PODE ser nulo e DEVE ser 'admin', 'editor' ou 'assinante'.

Eu testei meu código colocando apenas a validação do banco de dados (não fiz a outra validação) e deu certo, a aplicação funcionou perfeitamente.

Então qual o sentido de fazer essa dupla validação? Uma no Schema do banco de dados e a outra no código? A do banco de dados deveria ser a única necessária, não?

Quem puder ajudar, agradeço!

1 resposta

Boa tarde, Matheus, tudo bem?

Você têm razão. Porém, no banco de dados definiu uma restrição nos valores que o campo cargo pode armazenar. Na minha visão, validando também no código, ele esta garantindo que o objeto Usuario que está sendo criado está com seus atributos válidos. Este objeto Usuario poderá ser utilizado em outras partes do código, além do método adiciona, que está relacionado ao banco.

Espero ter sido claro.

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software