Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Chave Privada e HTTPS

Bom dia, Minha primeira duvida é a seguinte como funciona a chave privada, quando contrato um certificado SSL/TLS será emitido dois certificados é isso ? Ou é algo que tenho que ter por exemplo no meu backend ? Outra duvida é que no video "Portas" do curso em 1:58 o professor fala que o HTTPS é usado na maioria das rotas do site Alura ou seja eu não preciso ter o https para todas as minhas rotas exemplo https somente para Login e o restante poderia ser HTTP é isso ?

3 respostas
solução!

Fala ai Rafael, tudo bem? Vamos lá:

Minha primeira duvida é a seguinte como funciona a chave privada, quando contrato um certificado SSL/TLS será emitido dois certificados é isso?

Na verdade o certificado vai ser um só, o que muda é que ele vai ter um certificado público que será compartilhado entre a internet e um outro privado que ficara no seu servidor apenas.

HTTPS é usado na maioria das rotas do site Alura ou seja eu não preciso ter o https para todas as minhas rotas exemplo https somente para Login e o restante poderia ser HTTP é isso?

Isso é possível, conseguimos configurar o HTTPS para determinadas rotas ou projetos e não para outros, mas, normalmente em um projeto a gente configura ele como um todo para utilizar HTTPS.

O que o professor talvez quis dizer foi que quando a gente acessa a porta padrão da plataforma (80) internamente é feito o redirecionamento para a porta 443 que seria HTTPS.

Dessa forma quem utiliza a plataforma não precisa fazer algo assim: https://cursos.alura.com.br:443/

Espero ter ajudado.

Obrigado Matheu.

Magina Rafael, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Abraços e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software