Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Caracter " \ "

Nesta expressão:

\d{3}\.\d{3}\.\d{3}-\d{2}

O caracter " \ " é esquecido de coloca-lo, porém funciona também, PROFESSOR @NICO STEPAT.. pessoal, estou sendo especifico. Nico, neste caso, ele poderia dar algum problema no retorno de algum resultado o esquecimento deste caracter ?

\d{3}"aqui antes viria um \"    -\d{2}
5 respostas

Quando você esquece de colocar a \, você tem a seguinte expressão regular:

\d{3}.

O ponto é um meta-caractere que significa "qualquer caractere". Então, os seguintes textos contendo qualquer caractere após três números dariam match com a regex acima:

124x
123-
1343

Porém, em particular esse texto também dá match:

123.

... que é o que queríamos inicialmente caso a \ não tivesse sido esquecida, pois diríamos explicitamente que após três números temos que ter exatamente um ponto:

\d{3}\.

Logo, esquecer a barra nesse caso não diminui o universo de matches, pois a regex fica mais abrangente. O problema aqui é justamente o oposto: para garantir que somente CPFs sejam aceitos é importante dizer explicitamente que precisamos de um ponto após três números.

@Felipe Torres neste caso aqui:

{3}-\d

Antes do - (hífen) eu não coloquei a barra e funcionou também . @ Felipe Torres poderia responder outro post desse material que fiz, cara essa parada de usuário/aluno responder não rola, já falei com o Nico sobre isso, e pelo jeito "shit" para isso, até YouTube é mais preciso cara, da um toque ai nestes instrutores, pra acompanhar os alunos, é um curso Muito Caro para receber feedbacks de alunos e não instrutores. Agradeço você Instrutor , mas aluno responder algo que e função de Instrutor não rola...

solução!

Poutz, não tinha visto que no seu código lá em cima tinha mais coisa para a direita...

Nesse caso, do hífen, a ideia é bem parecida: o hífen também é um caractere especial em regex, no entanto ele só assume essa posição caso esteja dentro de colchetes como em [0-3] onde digo que quero qualquer número entre 0 e 3.

Fora dos colchetes, ele vira um caractere normal. Logo, usar a \ antes do hífen quando ele está fora dos colchetes não muda nada na regex.

Sobre alunos passaram feedbacks no lugar dos instrutores: a gente tá de olho nas perguntas e dúvidas que aparecem aqui e nas respostas que são dadas. Parte do aprendizado dos alunos passa por "explicar a matéria" para outros alunos e é por isso que temos o fórum.

Logicamente, perguntas mais complicadas ou que ainda não solucionaram a dúvida do aluno são respondidas pelos instrutores/moderadores. Porém em questões mais simples, os próprios alunos se ajudam.

De qualquer forma, vou trocar uma ideia com o Nico e repassar seu feedback para o pessoal, beleza? :)

Obrigado pela resposta @Felipe Torres, eu tinha essa dúvida qanto ao \- ou - entendi agora. Isso sobre o feedback, é importante que seja do próprio instrutor, pois o conhecimento é maior, não menosprezando os alunos que ajudam, mas fica algo mais conciso e profissional, entende.

  • Uma outra dúvida que eu tive durante o curso @Felipe Torres, se estiver ao teu alcance, seria sobre a validação de campos do formulário por exemplo. Exemplo do CEP: xx.xxx-xxx ( . . - ) é possível com o regex criar essa máscara de dados sem precisar usar o Javascript ?

Hm... Não é possível, pois você precisará do Javascript no lado do client para escrever essa expressão regular (regex) e avaliar seu match. Uma outra forma, seria fazer essa validação do lado do servidor, mas de qualquer forma alguma linguagem seria usada (Java, C#, até mesmo Javascript...) para escrever essa regex.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software