É possível verificar o total de contas de um cliente, digamos que eu crio masi de uma mesma conta para um cliente, como eu faria para verificar o número de contas de um cliente específico?
É possível verificar o total de contas de um cliente, digamos que eu crio masi de uma mesma conta para um cliente, como eu faria para verificar o número de contas de um cliente específico?
Acredito que ia ter que fazer essa verificação por fora da classe, utuilizando algum atributo unico que identifique o cliente, por exemplo CPF. Mas é uma boa pergunta, me fez pensar hahaha.
Bom dia Erik, tudo bem?
SIm é possível você verificar tal informação e você vai no futuro trabalhar com bastante coisa do tipo. Mas vamos por partes rs
Pense assim, aqui você tem um conjunto ou uma coleção de contas de clientes do seu banco certo! E deixei aqui de propósito em negrito a palavra COLEÇÃO rs pois no futuro você vai trabalhar bastante com elas no java rsrs.
Então pegando por essa ideia, você vai ter que colocar as suas contas correntes em um lugar que possui essa capacidade de armazenar, ordenar, filtrar entre demais funcionalidades.
Tentei fazer um código com a primeira coleção que creio que você vai aprender na sua jornada que é o Array, não se assuste meu amigo, no futuro você vai ver coleções muito mais fáceis de lidar no seu dia a dia .
Bom primeiro vamos para a nossa classe Conta:
public class Conta {
double saldo;
String nome;
int codCliente;
public void deposita(double valor){
this.saldo +=valor;
}
public boolean saca(double valor){
if(this.saldo >= valor){
this.saldo -= valor;
return true;
}
return false;
}
public boolean transfere(double valor, Conta destino){
if(this.saldo >= valor && destino != null){
this.saca(valor);
destino.deposita(valor);
}
return false;
}
}
Veja que criei para ela dois novos atributos, nome e código do cliente.
Agora vamos para a classe main de nossa POC.
import java.lang.reflect.Array;
public class App {
public static void main(String [] args) {
//Apenas criando contas de clientes para usarmos no Array
Conta contaDoZe = new Conta();
contaDoZe.nome = "zé";
contaDoZe.codCliente = 100;
Conta contaDoZe2 = new Conta();
contaDoZe.nome = "zé";
contaDoZe2.codCliente = 100;
Conta contaDoZe3 = new Conta();
contaDoZe.nome = "zé";
contaDoZe3.codCliente = 100;
Conta contaDaAna = new Conta();
contaDaAna.nome = "ana";
contaDaAna.codCliente = 200;
//Estrutura de Dados Array com 4 posições (0 - 1 - 2 - 3)
Conta [] contas = new Conta[4];
//Insere uma conta na posição 0 do array
contas[0]= contaDoZe;
contas[1]= contaDoZe2;
contas[2]= contaDoZe3;
contas[3]= contaDaAna;
//Conta se o codigo cliente do dono da conta seguinte for igual ao que você quer buscar.
int contador = 0;
for(int i=0;i<contas.length;i++){
if(contas[i].codCliente == 100){
contador +=1;
}
}
System.out.println(contador);
}
}
Apenas quero te ajudar a ver que as possibilidades são imensas nesse universo da programação meu amigo, não desanime e força na sua jornada! Caso tenha dúvidas sobre, mande ai que ficarei feliz em ajudar!
Grande Abraço.