1
resposta

[Bug] ReferenceError: loadSound is not defined

apos escrever esse codigo e ficar algumas horas tentando achar erro d digitação no codigo vim recorer ao fórum, por simplesmente uma função pre inserida estar dando em erro sobre não estar definida.

Deixei a função d 'loop' comentada pois ao contrario o jogo não roda

https://editor.p5js.org/hamelock/sketches/av7iBPoEH

1 resposta

Olá, Marcos, tudo bem?

Analisei o seu código e identifiquei o erro que está gerando esse comportamento.

Note que no arquivo imagens.js onde estão colocados os arquivos do programa, você cria as variáveis somDaTrilha somDaColisao e somDoPonto que serão responsáveis pelo armazenamento dos sons, mas você não as chamam na função preload. É imprescindível que os arquivos do nosso jogo seja chamado nessa função, pois ela será responsável por manipular o carregamento dos mesmos.

O código corrigido ficará assim:

function preload(){
  imagemDaEstrada = loadImage("imagens/estrada.png");
  imagemDoAtor = loadImage("imagens/ator-1.png");
  imagemCarro = loadImage("imagens/carro-1.png");
  imagemCarro2 = loadImage("imagens/carro-2.png");
  imagemCarro3 = loadImage("imagens/carro-3.png");  
  imagemCarros = [imagemCarro, imagemCarro2, imagemCarro3, imagemCarro, imagemCarro2, imagemCarro3]
  somDaTrilha = loadSound ("sons/trilha.mp3");
  somDaColisao = loadSound ("sons/colidiu.mp3");
  somDoPonto = loadSound ("sons/pontos.wav");
}

Espero ter ajudado.

Caso surjam dúvidas, estou à disposição.

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!