Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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resposta

[Bug] O oponente fica parado

O oponente fica parado, revisei, revisei e não achei nenhum erro...

https://editor.p5js.org/rhyancostamulia/sketches/gOlkG3X32

let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 35
let raio = diametro / 2;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 10;
let velocidadeYBolinha = 10;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 580;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente = 10;


let colidiu = false;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisãoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
}

function mostraBolinha(){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);{
  }
}
function movimentaBolinha(){
  //xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;  
}
function verificaColisãoBorda(){
    if (xBolinha + raio> width ||
      xBolinha - raio< 0){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio> height ||
      yBolinha - raio< 0){
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}
function mostraRaquete(x, y){
  rect(x, y, raqueteComprimento,
       raqueteAltura);
}

function mostraRaqueteOponente(){
  rect(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente, raqueteComprimento,
       raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
    yRaquete -= 10;
  }

  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(x, y){ 
  colidiu = collideRectCircle(x,y,raqueteComprimento,raqueteAltura,xBolinha,yBolinha,raio);
  if (colidiu){
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha -yRaqueteOponente -raqueteComprimento / 2 - 30;
}
1 resposta
solução!

Olá!

Testei seu código e estava dando erro de nao encontrar a funcao chamada de teste de colisão "collideRectCircle" Implementei essa nova funcão e funcionou a bolinha (Não sei se é esse o comportamento que vc estava tentando resolver...)

let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 35;
let raio = diametro / 2;

// velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 10;
let velocidadeYBolinha = 10;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

// variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;

// variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 580;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente = 10;

let colidiu = false;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
}

function mostraBolinha() {
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha() {
  // xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda() {
  if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete(x, y) {
  rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete() {
  if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete -= 10;
  }

  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete() {
  if (
    xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento &&
    yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
    yBolinha + raio > yRaquete
  ) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(x, y) {
  colidiu = collideRectCircle(
    x,
    y,
    raqueteComprimento,
    raqueteAltura,
    xBolinha,
    yBolinha,
    raio
  );
  if (colidiu) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente() {
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
}


// FUNCAO INSERIDA AQUI: 
function collideRectCircle(rx, ry, rw, rh, cx, cy, r) {
  // Encontre o ponto mais próximo dentro do retângulo para o círculo
  let closestX = clamp(cx, rx, rx + rw);
  let closestY = clamp(cy, ry, ry + rh);

  // Calcule a distância entre o ponto mais próximo e o centro do círculo
  let distanceX = cx - closestX;
  let distanceY = cy - closestY;
  let distanceSquared = distanceX * distanceX + distanceY * distanceY;

  // Verifique se a distância ao quadrado é menor que o raio ao quadrado
  return distanceSquared < r * r;
}

function clamp(value, min, max) {
  return Math.max(min, Math.min(value, max));
}

Espero ter ajudado! Abraços e Bons Estudos!