Olá, Heberth. Tudo bem?
O problema é que seu código precisava de alguns ajustes, mas o principal é que você deixou o som da raquetada na função draw(), e o som ficava repetindo de forma ininterrupta. Para fazê-lo funcionar apenas uma vez, você precisava mantê-lo no escopo do if. Vou deixar o código corrigido abaixo:
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 30;
let raio = diametro / 2 ;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
// variaveis da raquete
let x = 5;
let y = 150;
let wRaquete = 10;
let hRaquete = 90;
// variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let wRaqueteOponente = 10;
let hRaqueteOponente = 90;
let velocidadeYOponente = 50;
// placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
let chanceDeErrar = 0;
// sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3")
}
let colidiu = false;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop (0.1,1,0,3);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostrarRaquete (x,y);
movimentaRaquete();
mostrarRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaqueteBiblioteca(x,y); verificaColisaoRaqueteBiblioteca(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente)
incluiPlacar();
marcaPonto()
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio> height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostrarRaquete (x,y){
rect (x,y,wRaquete,hRaquete)
}
function movimentaRaquete (){
if (keyIsDown (UP_ARROW))
y -=10
if (keyIsDown (DOWN_ARROW))
y +=10
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < x + wRaquete && yBolinha - raio < y + hRaquete && yBolinha + raio > yRaquete)
velocidadeXBolinha *= -1
raquetada.play();
}
function verificaColisaoRaqueteBiblioteca(x,y){
colidiu = collideRectCircle(x,y,wRaquete,hRaquete, xBolinha,yBolinha,diametro)
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1
raquetada.play(); //essa instrução não estava no escopo do if
}
}
function movimentaRaqueteOponente()
{
if (keyIsDown (87))
yRaqueteOponente -=10
if (keyIsDown (83))
yRaqueteOponente +=10
}
function incluiPlacar (){
stroke (255);
textAlign (CENTER);
textSize (16);
fill (color (255,140,0));
rect (150,10,40,20)
fill (255)
text (meusPontos,170,26);
fill (color (255,140,0));
rect (450,10,40,20);
fill (255);
text (pontosOponente,470,26);
}
function marcaPonto (){
if (xBolinha > 590){
meusPontos += 1;
ponto.play ();
}
if (xBolinha < 10){
pontosOponente += 1
ponto.play ();
}
function calculaChanceDeErrar(){
if (pontosOponente >= meusPontos){
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar= 35
}
}
}
}
}//provavelmente essa quantidade de escopo está incorreta e irá futuros erros, observe o código do instrutor novamente e compare com o seu.
Fico à disposição
Bons estudos!