Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Bug] Fiz toda atividade, mas não pontua com as bordas, apenas se a bolinha travar atras da raquete!!!

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 25;
let raio = diametro / 2;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let larguraRaquete = 10;
let comprimentoRaquete = 90;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;

let colidiu = false;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaqueteMinha();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete , yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente , yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  mostraPlacar();
  marcaPontos();

}

function mostraBolinha() {
  circle (xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha() {
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaBorda() {
  if(xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }

  if(yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }

}

function mostraRaquete(x , y) {
  rect (x, y, larguraRaquete, comprimentoRaquete);
}

function movimentaMinhaRaquete() {
  if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaqueteMinha() {
  if (xBolinha - raio < xRaquete + larguraRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + comprimentoRaquete && yBolinha + raio > yRaquete)
    velocidadeXBolinha *= -1;
}

function verificaColisaoRaquete(x , y) {
  colidiu = collideRectCircle(x, y, larguraRaquete, comprimentoRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
  if(colidiu) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente - 1;

}

function mostraPlacar (){
  fill (255);
  text (meusPontos, 268 , 26);
  text (pontosOponente, 331, 26);

}

function marcaPontos (){
  if (xBolinha > 590 ) {
    meusPontos += 1;
  }

  if (xBolinha < 10 ) {
    pontosOponente += 1;
  }
}



3 respostas
solução!
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 25;
let raio = diametro / 2;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let larguraRaquete = 10;
let comprimentoRaquete = 90;

//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;

let colidiu = false;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaquete();
  verificaColisaoRaquetes(xRaquete , yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquetes(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  mostraPlacar();
  marcaPontos();
}

function mostraBolinha() {
  circle (xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha() {
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaBorda() {
  if(xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }

  if(yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }

}

function mostraRaquete(x , y) {
  rect (x, y, larguraRaquete, comprimentoRaquete);
}

function movimentaMinhaRaquete() {
  if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
    yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete() {
  if (xBolinha - raio < xRaquete + larguraRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + comprimentoRaquete && yBolinha + raio > yRaquete)
    velocidadeXBolinha *= -1;
}

function verificaColisaoRaquetes(x , y) {
  colidiu = collideRectCircle(x, y, larguraRaquete, comprimentoRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
  if(colidiu) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente() {
   velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}

function mostraPlacar (){
  fill (255);
  text (meusPontos, 268, 26);
  text (pontosOponente, 341, 26);
}

function marcaPontos() {
  if (xBolinha > 585) {
    meusPontos += 1;
  }

  if (xBolinha < 15){
    pontosOponente += 1;
  }

}






# 

funcionou, o valor do tamanho final da colisão, subtrai a largura da raquete.

Bom dia,

eu ainda não entendi o que aconteceu. Eu estava com esse mesmo problema de não contar os pontos. Mas mudei igual ao que apresentou aqui e funcionou, mas não entendi o pq funcionou.

Oi, Anderson, bom dia. Tudo bem?

O problema estava relacionado a verificação feita no código abaixo:

function marcaPontos (){
  if (xBolinha > 590 ) {
    meusPontos += 1;
  }

  if (xBolinha < 10 ) {
    pontosOponente += 1;
  }
}

Por algum motivo, as medidas de verificação precisam ser um pouco diferente das que foram apresentadas pelo instrutor. Assim como a Shirley, eu alterei os valores para 585 e 15 respectivamente conforme código abaixo e, a partir disso, a pontuação começa a funcionar.

function marcaPonto(){
  if(xBolinha > 585){
    meusPontos += 1;
  }
  if(xBolinha < 15){
    pontosDoOponente += 1;
  }
}

Espero ter ajudado a esclarecer um pouco mais.

Grande abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software