//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 25;
let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let larguraRaquete = 10;
let comprimentoRaquete = 90;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
let colidiu = false;
function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaqueteMinha();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete , yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente , yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  mostraPlacar();
  marcaPontos();
}
function mostraBolinha() {
  circle (xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha() {
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaBorda() {
  if(xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
  if(yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
    velocidadeYBolinha *= -1;
  }
}
function mostraRaquete(x , y) {
  rect (x, y, larguraRaquete, comprimentoRaquete);
}
function movimentaMinhaRaquete() {
  if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
    yRaquete += 10;
  }
}
function verificaColisaoRaqueteMinha() {
  if (xBolinha - raio < xRaquete + larguraRaquete && yBolinha - raio < yRaquete + comprimentoRaquete && yBolinha + raio > yRaquete)
    velocidadeXBolinha *= -1;
}
function verificaColisaoRaquete(x , y) {
  colidiu = collideRectCircle(x, y, larguraRaquete, comprimentoRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
  if(colidiu) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
  }
}
function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente - 1;
}
function mostraPlacar (){
  fill (255);
  text (meusPontos, 268 , 26);
  text (pontosOponente, 331, 26);
}
function marcaPontos (){
  if (xBolinha > 590 ) {
    meusPontos += 1;
  }
  if (xBolinha < 10 ) {
    pontosOponente += 1;
  }
}