//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 35;
let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 2;
let velocidadeYBolinha = 2;
//variaveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 5;
let raqueteAltura = 90;
//variaveis do oponente
let xRaqueteOponente = 590;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let colidiu = false;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaMinhaRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
//verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluirPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha () {
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha (){
xBolinha += velocidadeXBolinha
yBolinha += velocidadeYBolinha
}
function verificaColisaoBorda (){
if (xBolinha + raio > width ||
xBolinha - raio < 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1
}
}
function mostraRaquete(x,y){
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento &&
yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function verificaColisaoRaquete(x, y){
colidiu = collideRectCircle(x, y,raqueteComprimento,raqueteAltura,
xBolinha,yBolinha,raio);
if (colidiu){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
function incluirPlacar(){
fill(255);
text(meusPontos, 278, 26)
text(pontosDoOponente, 321, 26)
}
function marcaPonto(){
if (xBolinha > 590){
meusPotos += 1;
}
if (xBolinha < 10){
pontosOponente += 1
}
}