Boa tarde, pessoal.
Vi que tem um tópico similar sobre o mesmo problema mas decidi postar aqui porque achei a solução.
Ao rodar os testes com "docker-compose run test" ele simplesmente joga o erro de não conseguir rodar os inserts do populate.sql. Eu de primeira achei bem estranho. Pensei que poderia ser alguma coisa de OS, já que estou usando MacOS, mas estava rodando dentro do container em Alpine, então não faz sentido.
A solução é até bem boba! Só substituir TODOS os "(aspas duplas) do populate.sql para '(aspas simples). É isso!
Mas fiquei entrigado do por quê. Meu palpite é que alguma das ferramentas envolvidas no processo passou a interpretar esse "(aspas duplas) como o fim de uma linha de comando e aí ele se perde todo. Talvez devido alguma atualização desde quando foi feito o curso. Mas achei bem estranho isso não rolar para todo mundo também.
Fiz um teste com sqlite3 local do Mac e foi mesmo com as "(aspas duplas), mas quando rodo no alpine dá ruim. Mas se eu ignorar isso e fazer o Pull Request, no Github Actions roda perfeitamente hahaha. Coisa de doido. Mas enfim, substituindo para '(aspas simples) funciona certinho em todos os cenários.