1
resposta

Bolinha Tremendo no Centro

let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;

let velocidadexBolinha = 6;
let velocidadeyBolinha = 6;


function setup() {
  createCanvas(600,400);

}

function draw() {
  background(0);
  circle (xBolinha,yBolinha,diametro);
  xBolinha += velocidadexBolinha;
  //yBolinha += velocidadeyBolinha;

  if (xBolinha > width);{
    velocidadexBolinha *= -1;
  }
}

A bolinha fica no centro tremendo. Qual o erro?

1 resposta

Oi, Diego! Tudo certo?

Tomei a liberdade para editar o seu tópico e alterar o modo que o código é mostrado. Para mostrar seu código, o recomendado é usar a linguagem Markdown, pois é a que utilizamos aqui no fórum. Para isso, basta clicar no sétimo ícone do editor de texto e colocar entre os sinais de aspas invertidas. Caso tenha interesse, temos um artigo sobre isso. :)

Notei que há um sinal de ponto e vírgula ( ; ) no if, e é isso que está bugando o seu código.

Nesta parte:

Recorte de captura de tela do editor da biblioteca "p5.js", em que as linhas 20 a 22 do código são mostradas, com o if abre parenteses o xBolinha maior que width fecha parenteses; ponto e vírgula, abre chaves velocidadexBolinha asterisco igual -1 ponto e vírgula fecha chaves

Porém, ao retirar, o jogo funciona como demonstrado pelo instrutor: a bolinha vai para o lado direito, para o esquerdo e depois desaparece (e é exatamente esse o efeito que queremos nessa parte da videoaula).

Ou seja: a única alteração necessária é a remoção do ponto e vírgula ( ; ).

Caso tenha mais dúvidas, estamos à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado! ✓.