Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
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Bolinha pulsando em lugares diferentes.

Coloquei a bolinha para pulsar em lugares aleatórios da tela, contudo acho que o código acabou ficando muito longo pra um propósito tão simples. Existe outra maneira de chegar nesse resultado?

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    var x = 1;
    var y = 1;

    function numeroAleatorioX(){

        x = Math.round(Math.random() * 1000);

        while (x >= 580){
        x = Math.round(Math.random() * 1000);
        }


        return x;
    }

    function numeroAleatorioY(){


        y = Math.round(Math.random() * 1000);

        while (y >= 380){
        y = Math.round(Math.random() * 1000);
        }

        return y; 

    }

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var raio = 20;
    var limite = 1;
    var pulso = 1;


        numeroAleatorioX();
        numeroAleatorioY();
    function pulsaBola (){

        if (pulso >= 60){

            numeroAleatorioX();
            numeroAleatorioY();
            pulso = 1;

            }

        limpaTela();

        if( raio > 40) {
            limite = -1;

        } else if (raio < 20) {
            limite = 1;
        } 

        desenhaCirculo(x, y, raio, "red")


        raio = raio + limite;
        pulso = pulso + 1

        console.log ("x = " + x + " e y = " + y);

    }



    setInterval (pulsaBola, 20);


</script>
1 resposta
solução!

Andrew,No link abaixo, se você clicar em opinião do instrutor, verá o código sugerido por ele. Não que você seja obrigado a utilizar a mesma lógica que a dele, afinal, podem haver várias maneiras de se resolver uma mesma coisa em programação, no entanto poderá comparar com o seu código e optar pela melhor forma de fazer.

https://cursos.alura.com.br/course/logica-programacao-pratica-com-desenho-animacoes-em-jogo/task/21736

Espero ter ajudado.