Estou tento o mesmo problema que vi outras pessoas tendo, até vi suas soluções, mas n entendi realmente o que preciso mudar no meu código para parar com ese bug. Algumas vezes em que a bolinha bate na minha raquete, ela fica "presa", quicando na raquete e na borda, até q sai... vou deixar meu código aqui embaixo:
//variaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametroBolinha = 15;
let raioBolinha = diametroBolinha / 2;
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variaveis raquete jogador e oponente
let xRaqueteJogador = 5;
let yRaqueteJogador = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeRaqueteOponente;
// variavel para verificar se a bolinha colide com a raquete
let colidiu = false;
// placar do jogo
let pontosJogador = 0;
let pontosOponente = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
colisaoComBordas ();
mostraRaquete(xRaqueteJogador, yRaqueteJogador);
movimentaRaqueteJogador();
colisaoRaquete(xRaqueteJogador,yRaqueteJogador);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
colisaoRaquete(xRaqueteOponente,yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
incluirPlacar();
pontuacao();
}
function mostraBolinha () {
circle(xBolinha,yBolinha,diametroBolinha)
}
function movimentaBolinha (){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function colisaoComBordas () {
if (xBolinha - raioBolinha < 0 || xBolinha + raioBolinha > width ) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha - raioBolinha < 0 || yBolinha + raioBolinha > height) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete (x,y) {
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaRaqueteJogador() {
if (keyIsDown (UP_ARROW)) {
yRaqueteJogador -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaqueteJogador += 10;
}
}
function movimentaRaqueteOponente () {
velocidadeRaqueteOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 -30;
yRaqueteOponente += velocidadeRaqueteOponente;
}
function colisaoRaquete (x,y) {
colidiu = collideRectCircle ( x , y , raqueteComprimento , raqueteAltura , xBolinha , yBolinha , raioBolinha )
if (colidiu) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function incluirPlacar () {
fill (255);
text(pontosJogador, 278,26);
text(pontosOponente, 321, 25);
}
function pontuacao () {
if (xBolinha + raioBolinha >= 600) {
pontosJogador += 1;
}
if (xBolinha - raioBolinha <= 0) {
pontosOponente += 1;
}
}