Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Boa prática em objetos com muitos atributos

Tenho estudado bastante o php e principalmente as boas práticas com SOLID, e minha duvida è: No caso de um objeto que representa uma tabela no banco que possui perto de 50 colunas, a melhor maneira de se trabalhar seria colocando no objeto um atributo para cada campo? Hoje estou fazendo de maneira generalizada, colocando as informações em um array associativo, mais depois dos cursos tenho achado que essa é uma maneira insegura para fazer, mais também acho que a outra seria muito mais trabalhosa. Qual seria a maneira mais "correta" de se fazer nesse caso?

2 respostas
solução!

Amigo não sei se vai te ajudar muito, mas da 1 olhada melhor nesse objeto... se ele tem próximo de 50 atributos, provavelmente da pra refatorar e criar "sub" objetos, onde cada um vai ter 1 tabela diferente no banco. Quanto aos dados, é sempre melhor colocar eles como atributos do seu objeto... Seu código vai ficar mais organizado e legível, você vai poder criar métodos para lidar com eles utilizando apenas a instância do objeto atual invés de ter que ficar pegando o índice X chave Y do array toda hora... e você ainda vai ter acesso ao encapsulamento, que te impede de alterar atributos que não deveriam ser alterados fora da classe.

Obrigado pelo ajuda Antonio, foi exatamente o que vi nos capítulos que eu assisti logo após abrir esse tópico, vou começar a melhorar essas questões nos meus códigos. Até mais.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software