Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

"Bits" e "Bytes" são variáveis?

Podemos dizer que "bits" e "bytes" são variáveis?

2 respostas
solução!

Boa noite Rickelmy, tudo bem?

Não entendi direito a sua dúvida. Você poderia ser mais claro, por favor?

Mas já adiantando, não (exatamente). Em algumas linguagens até pode existir o typo 'bit' ou 'byte', mas o conceito de bit e byte não é esse.

Só consigo explicar isso de uma forma, contando a história dos computadores.

Antigamente (bem antigamente), na época dos primeiros computadores, eles utilizavam um sistema de válculas para poder representar os números e os caracteres do alfabeto (a, b, c, d..., A, B, C, D,... , 0, 1, 2, 3). De forma que pra representar cada valor, se utilizava uma voltagem diferente.

Ex.: 1 -> 1 volt 2-> 2 volts 3-> 3 volts e assim por diante.

Obs.: É claro que eu estou só usando um exemplo

De forma que, quantos mais números fossem utilizar, mais complexo ia ficar ficar para poder controlar. Imagina o quâo complexo deve ser controlar 10 tipos de tensão elétrica diferente. Quem dirá 100, 300, 400...

Pra resolver esse problema, passaram a utilizar o sistema binário. Que ao invés de assumir 10, 20, 100 valores, só iria assumir dois valores. 0 > desligado, 0 volts 1 > ligado, 1 volt

E aí, os computadores passaram a manipular 'bits', que é uma unidade que pode assumir só esses dois valores. A memória do seu computador, por exemplo, é cheia desses bit, que armazenam 0 ou 1 e juntos determinam, por exemplo, o tanto de cada cor que vai aparecer em cada pixel de uma foto...

Já o byte, se trata de um conjunto de 8 bits.

Exemplo.

1010011 -> 8 bits = 1 byte 1010011 0110100 -> 16 bits = 2 bytes ...

Então eu acho mais fácil falar que 'bit' e 'bytes' são 'unidades de medida'

Enfim... Espero ter ajudado, Bons estudos!

Espero poder ajudar:

https://tecnoblog.net/responde/bit-ou-byte/

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software