1
resposta

Barreiras Físicas e Emocionais

Das barreiras físicas e emocionais abaixo, qual a que mais lhe tira o foco? Alguma que você queira incluir na lista?

  • Mindset fixo, achar que não tem as habilidades para crescer;
  • Medo de mudança;
  • Situações ou problemas ainda não resolvidos no trabalho, ou até mesmo da vida pessoal.

R:O constante medo do novo sempre foi um dos meus maiores pesadelos, aliados aos problemas situacionais/pessoais...O que quase sempre me fez pensar que não há como refinar as minhas skills já obtidas e me impedem de adquirir outras.Como resultado disso, a procrastinação era a válvula de escape. Ultimamente, tenho exercitado a resiliência, lidando com o estresse e superando os obstáculos...Tem dado bastante resultados.

1 resposta

Olá, João! Como vai?

Entendo que as barreiras físicas e emocionais podem ser desafiadoras e afetar nosso foco nos estudos e no desenvolvimento pessoal. Das opções que você mencionou, parece que o medo do novo e os problemas situacionais/pessoais são os que mais te impactam.

É normal sentir medo do desconhecido e resistir à mudança, pois isso nos tira da nossa zona de conforto. No entanto, é importante lembrar que o crescimento pessoal e profissional muitas vezes está diretamente ligado à capacidade de enfrentar esses medos e superar esses obstáculos.

Uma estratégia que pode te ajudar é exercitar a resiliência, como você mencionou. Ao desenvolver essa habilidade, você será capaz de lidar melhor com o estresse e encontrar soluções para os problemas que surgirem no caminho. Além disso, é importante lembrar que todos nós temos a capacidade de aprender e adquirir novas habilidades, mesmo que inicialmente não acreditemos nisso.

Para lidar com o medo do novo, uma técnica que pode ser útil é a exposição gradual. Comece experimentando coisas novas em pequenas doses e vá aumentando aos poucos. Isso ajudará a construir confiança em suas habilidades e a se sentir mais confortável com o desconhecido.

Quanto aos problemas situacionais/pessoais, é importante buscar formas de resolvê-los ou, pelo menos, encontrar maneiras de lidar com eles de forma saudável. Isso pode envolver a busca por apoio de amigos, familiares ou profissionais, como terapeutas ou coaches.

Lembre-se de que o autodesenvolvimento é um processo contínuo e que cada pessoa tem suas próprias barreiras a enfrentar. O importante é se manter perseverante e buscar estratégias que funcionem melhor para você.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou,João, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software