2
respostas

Barreiras emocionais

Com certeza a minha maior barreira atualmente é a emocional. Tenho convicção disso, pois, sei que tenho o tempo necessário pra estudar, sei que de forma organizada consigo ter uma rotina saudável e produtiva, mas na hora de realizar me falta forças pra ir atrás. Quando paro para analisar, sei que o medo da mudança, situações ou problemas ainda não resolvidos no trabalho e a distração com as redes sociais me afastam do meu objetivo (me tornar um programador). Atualmente, junto com a terapia e o retorno a arte marcial que amo (capoeira), sei que vou superar essa barreira e caminhar em sentido aos meus objetivos pessoais e profissionais de forma saudável e leve.

2 respostas

Olá, Matheus.

Tudo bem?

É ótimo ver que você já identificou os principais fatores que te afastam do seu objetivo, como o medo da mudança, problemas não resolvidos no trabalho e distrações com redes sociais. Reconhecer esses obstáculos é um passo importante para superá-los.

Você mencionou que está fazendo terapia e voltou a praticar capoeira, o que são ótimas estratégias para cuidar da sua saúde mental e física. Manter essas práticas pode te ajudar a encontrar o equilíbrio necessário para se dedicar aos estudos.

Para lidar com as distrações, algumas técnicas podem ser úteis:

  1. Crie um ambiente de estudo livre de distrações: Tente encontrar um local tranquilo e organizado para estudar, onde você possa se concentrar melhor.
  2. Use ferramentas de bloqueio de sites: Existem aplicativos como o "Cold Turkey" ou "StayFocusd" que podem ajudar a limitar o tempo gasto em redes sociais.
  3. Estabeleça metas pequenas e alcançáveis: Divida seu objetivo maior em pequenas tarefas diárias. Isso pode tornar o processo menos assustador e mais gerenciável.
  4. Pratique técnicas de mindfulness: Exercícios de respiração e meditação podem ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o foco.

Cada passo, por menor que seja, é um avanço em direção ao seu objetivo de se tornar um programador.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.

Minhas principais barreiras, hoje, são essas: Pessoas que te ligam ou vão até você no momento em que está estudando ou planejando sua atuação. Moro com minha vó idosa, então é bem difícil, porque ela quer conversar, principalmente quando me vê fazendo qualquer coisa rsrs. Espaço físico inadequado para estudos e planejamento. No momento não tenho mesa de estudos. Às vezes estudo na mesa de jantar ou no balcão da cozinha. xD Situações ou problemas ainda não resolvidos no trabalho, ou até mesmo da vida pessoal. Atualmente estou sem fonte de renda, dependendo do meu companheiro, então a ausência de dinheiro é realmente um assunto que se infiltra facilmente no meu pensamento... Maaaaaas, pelo menos estou me movimentando agora. O que eu não podia falar há algum tempo atrás. Já é um começo. ^^