Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

"Autistas gostam de rotinas e padronizações"

Qual o embasamento dessa informação? Existe algum estudo específico que constata isso? Gostaria das fontes.

4 respostas
solução!

Oi, Petrus, tudo bem?

Pesquisei alguns artigos que reafirmam a afirmação que você destacou: https://link.springer.com/article/10.1007/s10803-006-0130-1 https://psicologiaacessivel.net/2016/11/23/o-autismo-e-a-importancia-da-rotina/ https://www.grupoconduzir.com.br/importancia-da-rotina-para-criancas-com-autismo/

Qualquer dúvida é só falar!

Então, estudo de pessoas com autismo é muito além de um link que vai lá e te diz "autistas gostam disso ou disso". Faltou e muito embasamento técnico nessa resposta. Não houve nem a preocupação de pretender saber responder o que o Petrus perguntou. Autismo, vamos falar sobre? Existem níveis de autismo e não é a "rotina" que vai ser a ferramenta chave. A aula do curso é superficial demais e essa sua resposta, muito pior. Sinto!

Olá Priscila!

Primeiramente obrigado por levantar essa questão da complexidade, você realmente está certa quanto a evitar generalizações, visto que a compreensão de um ser humano e sua forma de perceber o mundo não são ciências exatas. Aqui está como a padronização entre as pessoas no TEA é realmente tratada no curso:

"Ainda que seja estimulante tentar quebrar paradigmas, muitos neurodiversos prezam por padronização e gostam de antecipar as ações. Se o padrão de layout é adotá-lo em blocos, é assim que iremos deixá-lo. Além de criarmos uma consistência visual, o layout ficará apropriado para os neurodiversos."

Tendo como base o ensinamento acima, busquei através de uma generalização proposital para fins de ilustração o embasamento científico da mesma.

Apesar de não ter respondido a minha pergunta, sua interação foi importantíssima e abriu mais ainda a discussão! Obrigado.

Petrus, Imagine, minha pontuação era de apresentar que de forma generalizada padrões não são ótimos só para autistas, padrões são ótimos para a humanidade. Sinalização de transito é um padrão internacional, não é por que alguém achou legal, sim porque é uma comunicação necessária de ser universalmente entendida. O autismo é um caso que necessita de olhar muito profundo, pois atualmente usa-se indevidamente o termo para casos que não são de fato. Como designer acho perfeito o padrão em muitos casos. Como alguém que estudou Educação pra Crianças com Necessidades Especiais, não é tão simples. Mas sim, ajuda muito. Desculpe se a pontuação ficou sem responder sua pergunta, mas acho que a posição de moderador de fórum é essa, ou deveria ser. Mandar links é fácil, vamos ao google e pesquisamos. Mas é um ambiente de ensino. Abraços