5
respostas

Atualização do site perda de traduções

Na maioria das vezes que fiz isso, inclusive com meu site, sempre que acontece uma atualização do tema as traduções são perdidas. Já me disseram para criar um tema filho. Meu tema o Avada disponibiliza o tema filho.

Com a instalação do tema filho como faço essas edições? Por exemplo, os arquivos traduzidos devo subir por FTP para qual pasta ? devo criar o pasta languages dentro do tema filho e subir a pasta ali ? O tema filho só tem os arquivos functions.php e style.css

5 respostas

Oi Christiano, tudo bem? O que você fizer no tema filho, vai sobrescrever o que há no tema pai, então sim, se os arquivos de tradução estiverem no tema filho, deve funcionar até onde sei. Você já testou fazer isso mesmo que falou?

Oi Wanderson! Td certo!! Obrigado!!

Eu fiz isso que falei, criei a pasta languages dentro do tema filho e subi o arquivo .po atualizado com a tradução e não resolveu! Só deu certo quando editei o arquivo .po dentro da pasta do tema.

Agora provavelmente com uma nova atualização do tema Avada pai essas traduções se perdem e volta para o inglês e tenho que fazer isso novamente!

Estou tendo dificuldades de entender como editar o tema filho, não encontrei nenhuma aula aqui nem fora ou em outros foruns ou sites que falem sobre isso de forma mais profunda e específica. Apenas encontrei aulas explicando como criar o tema filho, porem isso é simples, até porque temas profissionais já vem com o tema filho pronto pra instalar né!!

Lá em aparência >> Editor no menu wordpress depois que instalamos o tema filho temos apenas os arquivos functions.php e style.css.

Pelo que estou entendendo tenho que criar a partir do functions.php e stylle.css minhas alterações no tema criando meus próprios códigos que irão alterar o front-end do site.

É isso que estou tentando entender e encontra respostas!

Obrigado!

Oi Christiano, o tema filho só tem esses dois arquivos por que ele herda tudo que vem do tema pai, se você pôs os arquivos de idioma no tema filho e não resolveu é por que provavelmente você precisa sobrescrever a forma como os arquivos de idiomas no tema filho.

Encontrei sua dúvida em um fórum de WordPress onde mostra como fazer para carregar as traduções do tema filho:

https://wordpress.stackexchange.com/questions/185999/override-parent-theme-translation-on-child-theme

Oi Wanderson! Legal!! Vou dar uma olhada no fórum e depois volto aqui pra comentar o que deu!

Ainda acho que isso daria um bom tema para algumas aulas, com explicações detalhadas de como instalar, configurar e editar um tema filho!

Já vi muitas aulas em outros cursos que fiz sobre wordpress e os caras editam direto o tema pai e não informam os alunos das atualizações e a possibilidade de perder as configurações já realizadas.

Obrigado pelo suporte até aqui!!

Abraço!!

Ótima ideia, vou pensar em pelo menos um post para o blog da Alura Christiano! Obrigado pelo feedback.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software