Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Atualização de Variável?

Bom dia. No exercício para aumentar o circulo surgiu uma dúvida em relação a varável "raio". A variável inicia com o valor 10, e é acrescido 20 durante o clique + Shift. Até ai, ok. Inicialmente imaginei que ao soltar o botão, o valor da variável voltaria para 10, devido sua declaração estar atribuindo esse valor. Gostaria de entender como funciona a leitura (scan) do programa no navegador. Se dentro das tags "script" ficaria um loop, ou quando chega no fim da tag "/script", para de executar.

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;

    function desenhaCirculo(evento) {

        if(evento.shiftKey){
           raio = raio + 20;
        }

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();
        console.log(x + ',' + y);

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;


</script>
1 resposta
solução!

Na verdade, o valor de "raio", como você mesmo disse, é iniciado como 10, mas com o passar do tempo, na execução do programa, esse valor pode sofrer alterações, como na função "desenhaCirculo".

O script é executado de cima pra baixo e a função "desenhaCirculo" é executada sempre ao clique do mouse no elemento canvas. No entanto, a função "desenhaCirculo" tem acesso à variável "raio" e pode modificá-la sempre que for acionada desde que a condição do if seja satisfeita.

Diante disso, a variável "raio" recebe 10, mas essa atribuição de valor só executa uma vez, ao passo que a execução da função "desenhaCirculo" pode ser executada mais de uma vez. Isso possibilita a mudança no tamanho do círculo.

Espero ter ajudado em sua questão.