Bom dia. No exercício para aumentar o circulo surgiu uma dúvida em relação a varável "raio". A variável inicia com o valor 10, e é acrescido 20 durante o clique + Shift. Até ai, ok. Inicialmente imaginei que ao soltar o botão, o valor da variável voltaria para 10, devido sua declaração estar atribuindo esse valor. Gostaria de entender como funciona a leitura (scan) do programa no navegador. Se dentro das tags "script" ficaria um loop, ou quando chega no fim da tag "/script", para de executar.
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'grey';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var raio = 10;
function desenhaCirculo(evento) {
if(evento.shiftKey){
raio = raio + 20;
}
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
pincel.fill();
console.log(x + ',' + y);
}
tela.onclick = desenhaCirculo;
</script>