O Pensamento Calculante pode ser observado quando o aluno pontua diversos motivos para a dispersão do Foco, pois ele pontua diversos motivos com base em referências e fatos do próprio fórum. Como em:
"Temos que eliminar o que tem que ser eliminado. Distrações como celular, jogos, redes sociais só precisam de manejo de tempo, todos nós precisamos de distração, de devaneio e ócio. Temos que impor limites nas interações com os familiares? Sim,"
Ao convidar o leitor para uma reflexão temos o Pensamento Meditante, ele vem como uma oposição do autor proveniente de uma experiência particular. Ele inicia uma discussão sobre saber o que eliminar e o que priorizar ao se referir à importância de não negligenciar as pessoas que estão ao nosso entorno em função de se manter o foco. Cita a primeira infância de seu filho para chegar a conclusão de que se deve ter equilíbrio ao saber impor limites nas relações familiares.
"estes últimos, eu respeito a drenagem de tempo e foco, são pessoas, são pessoas que gostam da gente, são pessoas que querem nossa atenção e isso deve ser respeitado. Muito cuidado com essa de entrar no hiperfoco:"