2
respostas

Anáise dos trechos com pensamento calculante e outros com pensamento meditante

Fazendo um apanhado de tudo que nos rouba a atenção, olhando a postagem da galera por aqui vejo que é meio padrão o que nos tira o foco (pensamento meditativo); o celular e todas as suas funcionalidades, estudar, no computador que tem seus enésimos jogos, estar no mesmo ambiente que pais, cônjuges, filhos e animais de estimação. Porém, estes últimos, eu respeito a drenagem de temo e foco, são pessoas, são pessoas que gostam da gente, são pessoas que querem nossa atenção e isso deve ser respeitado.(pensamento meditante); Muito cuidado com essa de entrar no hiperfoco:"vou estudar tempo integral e esquecer as pessoas que me rodeiam".**** (pensamento calculante)****;Temos que eliminar tudo que tem que ser eliminado. (pensamento calculante) ;Distrações como celular, jogos, redes sociais só precisam de manejo de tempo, todos nós precisamos de distração, de devaneio e ócio. (pensamento meditante);Temos que impor limites nas interações com os familiares?**** (pensamento meditante); Sim, mas tenham equilíbrio nesse limite. (pensamento calculante); Filhos pequenos não possuem ainda um filtro de quando podem ou não te chamar, respeitem isso, falo como pai que tabalhou home office por nove anos e eu praticamente criei minha filha na primeira infância, e foi complicado gerir a atenção que ela necessitava e meu trabalho, mas deu tudo certo. (pensamento calculante); o certo é entender quais são seus gargalos familiares e aproveitar a velocidade quando eles não estão por perto, e gerir mpmentos de total ócio, pois eles irão decançar nosssa cabeça pra que o foco seja estabelecido a posteriori, e reespeitemseu processo, não acelerem além do que conseguem caminhar, e no fim, o êxito não é de quem correu mais, é de quem geriu melhor seus recursos e manteve um ritmo, e não desistir. (pensamento meditante)**

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
2 respostas

Exelente exercício para diferenciar pensamento calculante e pensamento meditante.

Olá, Gláucio! Como vai?

Gostei demais da reflexão sobre foco e convivência familiar!

Sua resposta mostra uma sensibilidade admirável ao reconhecer o valor das relações humanas, uma consciência prática sobre os desafios do ambiente digital e uma sabedoria ao equilibrar produtividade com momentos de ócio. A alternância entre pensamentos meditativos e calculantes enriquece ainda mais a profundidade do texto.

Uma sugestão para o futuro seria organizar melhor os parágrafos para facilitar a leitura e destacar ainda mais os pontos-chave da reflexão.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!