2
respostas

Atividade Prática: Diálogo Construtivo em foco

Pedro: "Tiago, fiquei preocupado quando vi que algumas tarefas ainda não foram concluídas. Isso me deixou ansioso porque estou comprometido com o sucesso do nosso projeto e gostaria que estivéssemos no mesmo ritmo. Você pode me ajudar a entender como está sua parte?"

Tiago: "Entendo que você esteja preocupado, Pedro. Eu também quero que o projeto dê certo, mas me sinto pressionado quando parece que estou sendo criticado. Isso me desmotiva um pouco. Podemos discutir juntos uma forma de organizar melhor as tarefas para que fique confortável para todos?"

2 respostas

Oi, Maria Luiza. Tudo bem?

Obrigada por compartilhar suas reflexões e aprendizados com a gente.

Gostei muito da forma como o diálogo foi construído. Pedro foi claro sobre seus sentimentos e expectativas, enquanto Tiago trouxe uma perspectiva sobre como a pressão o afeta. Esse tipo de troca é fundamental para criar um ambiente mais colaborativo e produtivo.

Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Maria Luiza, gostei muito da forma como você construiu o diálogo! Você conseguiu expressar claramente a comunicação não violenta ao abordar as preocupações de uma maneira que promove entendimento e colaboração entre as partes envolvidas.

O que eu achei especialmente positivo foi o fato de, logo no início, tanto o Pedro quanto o Tiago estarem falando sobre como se sentem e o que precisam, sem fazer acusações ou julgamentos. Isso abre um espaço muito saudável para o diálogo. O Pedro compartilha sua preocupação de forma respeitosa, focando no impacto das tarefas serem deixadas para o último minuto, mas sem culpar diretamente o Tiago. E o Tiago, por sua vez, responde de forma aberta, compartilhando sua sensação de pressão, o que ajuda a esclarecer o ponto de vista dele sem se sentir atacado.

Além disso, a solução proposta no final – definir um cronograma juntos – demonstra claramente como a comunicação não violenta pode levar a soluções colaborativas que atendem às necessidades de ambos. O fato de ambos se comprometerem a trabalhar de forma mais alinhada é um excelente exemplo de como evitar conflitos e buscar o equilíbrio.

Se eu puder sugerir algo, talvez fosse interessante se o Tiago também tivesse compartilhado um pouco mais sobre como ele pode ajudar a cumprir os prazos sem se sentir sobrecarregado. Mas, no geral, a troca de ideias e a busca por entendimento estão super alinhadas com os princípios da CNV.

Parabéns pelo ótimo exemplo de diálogo! Ele mostra como a empatia e a comunicação aberta podem transformar uma situação de potencial conflito em uma oportunidade de cooperação e crescimento.