1
resposta

Atividade Prática: Diálogo Construtivo em foco.

Reescrita do diálogo:

Pedro: "Thiago, eu estou um pouco preocupado com o andamento do nosso projeto, estou inseguro, pois me parece que você não está tão envolvido quanto. Podemos conversar sobre isso?"

Thiago: "Claro que podemos, estou um pouco incomodado também. Ultimamente venho me sentido um pouco pressionado com o andamento das coisas, pois, para mim, é difícil concentrar-me quando estou constantemente sob críticas."

Acredito que dessa forma haveria uma continuação de um diálogo saudável e chegariam a uma resolução dos problemas sem conflitos e brigas.

1 resposta

Olá, Tabita.

Tudo bem?

Sua reescrita do diálogo está bem construtiva e não violenta, o que é ótimo! Você conseguiu expressar as preocupações de Pedro de forma respeitosa e aberta, e permitiu que Thiago também expressasse seus sentimentos sem agressividade.

No entanto, um ponto que poderia ser aprimorado é a expressão dos sentimentos e necessidades de cada um de maneira ainda mais clara. A Comunicação Não Violenta (CNV) enfatiza a importância de expressar nossas necessidades e sentimentos de maneira clara e direta.

Então, o diálogo poderia ficar assim:

Pedro: "Thiago, eu estou me sentindo preocupado com o andamento do nosso projeto. Eu preciso sentir que estamos todos igualmente comprometidos para me sentir seguro. Podemos conversar sobre isso?"

Thiago: "Claro, Pedro. Eu tenho me sentido pressionado e isso tem afetado minha capacidade de me concentrar. Eu preciso de um ambiente de trabalho mais tranquilo para poder dar o meu melhor. Vamos encontrar uma maneira de melhorar isso?"

Dessa forma, ambos estão expressando seus sentimentos (preocupação, pressão) e necessidades (segurança, ambiente tranquilo) de forma direta e clara.

São só sugestões. Espero ter ajudado e bons estudos!