1
resposta

Ataque man-in-the-middle resposta do Cookie

No momento que eu envio meus dados eles estão criptografados pela chave pública, mas assim que eu recebo o meu Session ID eu preciso recebe-los sem criptografia, já que eu não tenho uma chave privada minha. É nesse momento em que um ataque man-in-the-middle pode ocorrer?

Pois se ele usar o Session ID para ele qualquer solicitação vai estar pré-validada certo? Ou eu entendi errado?

1 resposta

Olá Daniel, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Sua pergunta é muito interessante e pertinente. De fato, quando você recebe o Session ID, ele não está mais criptografado, o que pode deixar a sua conexão vulnerável a um ataque man-in-the-middle.

Nesse tipo de ataque, um invasor intercepta a comunicação entre dois dispositivos e consegue visualizar e manipular as informações trocadas. Dessa forma, se o invasor tiver acesso ao seu Session ID, ele pode utilizá-lo para se passar por você e realizar ações em seu nome.

Para evitar esse tipo de situação, é importante utilizar protocolos de segurança como o HTTPS, que criptografa todas as informações trocadas entre o seu dispositivo e o servidor. Além disso, é importante tomar cuidado ao acessar redes Wi-Fi públicas e desconhecidas, pois elas podem ser alvo de ataques man-in-the-middle.

Um abraço e bons estudos.