Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

archetypeArtifactId?

Olá pessoal,

Não entendi exatamente o que é e como funciona o archetypeArtifactId.

E, também, por que temos que especificar isso caso venha a ser com Spring, ou com hibernate? O maven jão não engloba todos os arquivos do projeto e os organiza?

Caso eu esteja utilizando um projeto Spring com Hibernate, o que aconteceria caso eu quisesse utilizar o maven? Declaro dois archetypeArtifactId?

3 respostas
solução!

Oi John!

Normalmente o que o Spring e o Hibernate vão virar dependências do seu projeto, que ficarão no pom.xml.

O archetype é uma forma de você ter templates pra quando você criar o projeto Maven ele já vir com algumas configurações e código inicial.

O Spring MVC (desconsiderando o spring boot) por exemplo exige uma configuração inicial. Se você usa um archetype pra ele, ele além de já criar um pom.xml com as dependências necessárias, criará algumas classes com a configuração.

Isso em alguns casos, evita você ter que configurar dependências, estrutura de pastas se for o caso, etc.

No cenário que você falou realmente teria que usar só um archetypeArtifactId mesmo, já que ele define a estrutura do projeto. Mas neste caso, o hibernate é só uma biblioteca que não vai mexer com a estrutura do projeto em si, então poderia usar o archetype do spring mesmo!

Se ficar alguma dúvida e só avisar. Abraço!

Olá Lucas!

Neste caso, eu selecio o webapp então para projetos de web, seja com ou sem spring?

Oi John! É uma opção sim! Se for pra um projeto com Spring você vai ter que adicionar as dependências e escrever as classes de configuração (na prática, hoje temos o https://start.spring.io que já gera um projeto pra você).

Você vai encontrar archetype pra bastante coisa. eu costumo partir desses mais simples mesmo. tipo o webapp. :)

abraço!