1
resposta

Aprendizado mediado vs. imediatismo: onde fica o esforço?

Uma observação pessoal me levou a refletir sobre uma tensão que percebo em nossa busca por aprender. Notei que meu crescimento é muito maior quando aprendo com e através de outras pessoas mais experientes. Isso me fez questionar um ponto levantado no artigo "Aprender a Aprender": a crítica à ansiedade por resultados imediatos e à crença de que as tecnologias, por si só, têm um "poder miraculoso!". O artigo nos lembra que "nada substitui o esforço e a dedicação, o tempo disponibilizado e a paciência". Minha provocação para o fórum é: como equilibramos a valiosa lentidão e profundidade do aprendizado mediado por pessoas com a cultura do "clique" e da informação instantânea? Em nossa jornada para "aprender a aprender", corremos o risco de desvalorizar a interação humana, que exige esforço e paciência, em favor da gratificação imediata que a tecnologia parece oferecer?

1 resposta

Oii!

Ótima reflexão, Heli! O dilema entre aprendizado mediado (com pessoas) e o imediatismo digital é real.

Aprender com outros exige tempo, esforço e paciência, mas gera aprendizado mais profundo.
Já o consumo rápido de conteúdo online traz agilidade, mas muitas vezes fica na superfície.

O equilíbrio está em usar a tecnologia como aliada, não substituta. Ela pode agilizar o acesso, mas não substitui o valor da troca humana.

Aprender exige esforço. E crescer, quase sempre, leva tempo.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!