//váriaveis da bolinha let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 15; let raio = diametro / 2;
//velocidade da bolinha let velocidadeXBolinha = 2; let velocidadeYBolinha = 2;
//váriaveis da minha raquete let xRaquete = 5; let yRaquete = 150; let raqueteComprimento = 10; let raqueteAltura = 90;
//váriaveis raquete oponente let xRaqueteOponente = 585; let yRaqueteOponente = 150; let velocidadeYOponente;
//Placar do jogo let meusPontos =0; let pontosDoOponente =0;
//sons do jogo let raquetada; let ponto; let trilha;
function preload() { trilha = loadSound("trilha.mp3"); ponto = loadSound("ponto.mp3"); raquetada = loadSound("raquetada.mp3"); }
function setup() { createCanvas(600, 400); trilha.loop(); }
function draw() { background(0); mostraBolinha(); movimentaBolinha(); verificaColisaoBorda(); mostraRaquete(xRaquete, yRaquete); movimentaMinhaRaquete(); verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete); mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); movimentaRaqueteOponente(); verificaColisaoRaqueteOponente(); incluiPlacar(); marcaPonto();
}
function mostraBolinha (){ circle (xBolinha, yBolinha, diametro) }
function movimentaBolinha (){ xBolinha += velocidadeXBolinha; yBolinha += velocidadeYBolinha; }
function verificaColisaoBorda (){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) { velocidadeXBolinha *= -1; }
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0 ) {velocidadeYBolinha *= -1;} }
function mostraRaquete (x, y){ rect (x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura) }
function movimentaMinhaRaquete (){ if (keyIsDown(UP_ARROW)) {yRaquete -= 10;}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){yRaquete += 10;} }
function movimentaRaqueteOponente(){ velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30 yRaqueteOponente += velocidadeYOponente }
function verificaColisaoRaquete(x, y){ if (xBolinha - raio < x + raqueteComprimento && yBolinha - raio < y + raqueteAltura && yBolinha + raio > y) { velocidadeXBolinha *= -1; raquetada.play(); } }
function verificaColisaoRaqueteOponente(x, y){ if (xBolinha + raio > xRaqueteOponente && yBolinha - raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaqueteOponente) { velocidadeXBolinha *= -1; raquetada.play(); } }
function incluiPlacar() { stroke(255); textAlign(CENTER); textSize(16); fill(color(255, 140, 0)); rect(150, 10, 40, 20); fill(255); text(meusPontos, 170, 26); fill(color(255, 140, 0)); rect(450, 10, 40, 20); fill(255); text(pontosDoOponente, 470, 26); }
function marcaPonto(){ if (xBolinha > 590){ meusPontos += 1; ponto.play(); }
if (xBolinha < 10){ pontosDoOponente += 1; ponto.play(); } }