3
respostas

Após incluir os sons ao dar play o jogo fica apenas com a mensagem de " Loading.."

//váriaveis da bolinha let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 15; let raio = diametro / 2;

//velocidade da bolinha let velocidadeXBolinha = 2; let velocidadeYBolinha = 2;

//váriaveis da minha raquete let xRaquete = 5; let yRaquete = 150; let raqueteComprimento = 10; let raqueteAltura = 90;

//váriaveis raquete oponente let xRaqueteOponente = 585; let yRaqueteOponente = 150; let velocidadeYOponente;

//Placar do jogo let meusPontos =0; let pontosDoOponente =0;

//sons do jogo let raquetada; let ponto; let trilha;

function preload() { trilha = loadSound("trilha.mp3"); ponto = loadSound("ponto.mp3"); raquetada = loadSound("raquetada.mp3"); }

function setup() { createCanvas(600, 400); trilha.loop(); }

function draw() { background(0); mostraBolinha(); movimentaBolinha(); verificaColisaoBorda(); mostraRaquete(xRaquete, yRaquete); movimentaMinhaRaquete(); verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete); mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente); movimentaRaqueteOponente(); verificaColisaoRaqueteOponente(); incluiPlacar(); marcaPonto();

}

function mostraBolinha (){ circle (xBolinha, yBolinha, diametro) }

function movimentaBolinha (){ xBolinha += velocidadeXBolinha; yBolinha += velocidadeYBolinha; }

function verificaColisaoBorda (){

if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) { velocidadeXBolinha *= -1; }

if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0 ) {velocidadeYBolinha *= -1;} }

function mostraRaquete (x, y){ rect (x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura) }

function movimentaMinhaRaquete (){ if (keyIsDown(UP_ARROW)) {yRaquete -= 10;}

if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){yRaquete += 10;} }

function movimentaRaqueteOponente(){ velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30 yRaqueteOponente += velocidadeYOponente }

function verificaColisaoRaquete(x, y){ if (xBolinha - raio < x + raqueteComprimento && yBolinha - raio < y + raqueteAltura && yBolinha + raio > y) { velocidadeXBolinha *= -1; raquetada.play(); } }

function verificaColisaoRaqueteOponente(x, y){ if (xBolinha + raio > xRaqueteOponente && yBolinha - raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaqueteOponente) { velocidadeXBolinha *= -1; raquetada.play(); } }

function incluiPlacar() { stroke(255); textAlign(CENTER); textSize(16); fill(color(255, 140, 0)); rect(150, 10, 40, 20); fill(255); text(meusPontos, 170, 26); fill(color(255, 140, 0)); rect(450, 10, 40, 20); fill(255); text(pontosDoOponente, 470, 26); }

function marcaPonto(){ if (xBolinha > 590){ meusPontos += 1; ponto.play(); }

if (xBolinha < 10){ pontosDoOponente += 1; ponto.play(); } }

3 respostas

Boa noite Taize, o console retorna alguma mensagem de erro?

Olá Pedro, não aparece nenhum erro no console.

//váriaveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;

//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 2;
let velocidadeYBolinha = 2;

//váriaveis da minha raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;

//váriaveis raquete oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;

//Placar do jogo
let meusPontos =0;
let pontosDoOponente =0;

//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;

function preload() {
    trilha = loadSound("_trilha.mp3");
    ponto = loadSound("_ponto.mp3");
    raquetada = loadSound("_raquetada.mp3");
}

function setup() {
    createCanvas(600, 400);
    trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  movimentaMinhaRaquete();
  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaRaqueteOponente();
  verificaColisaoRaqueteOponente(); 
  incluiPlacar();
  marcaPonto();


}

function mostraBolinha (){
  circle (xBolinha, yBolinha, diametro)
}

function movimentaBolinha (){
    xBolinha += velocidadeXBolinha;
    yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBorda (){

  if (xBolinha + raio  > width || 
      xBolinha - raio < 0)
    {
      velocidadeXBolinha *= -1;
    }

  if (yBolinha + raio > height || 
      yBolinha - raio < 0 )
    {velocidadeYBolinha *= -1;}
}

function mostraRaquete (x, y){
  rect (x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura)
}


function movimentaMinhaRaquete (){
 if (keyIsDown(UP_ARROW)) {yRaquete -= 10;} 

 if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){yRaquete += 10;} 
}

function movimentaRaqueteOponente(){
  velocidadeYOponente = yBolinha -yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
  calculaChanceDeErrar()
}

function verificaColisaoRaquete(x, y){
    if (xBolinha - raio < x + raqueteComprimento &&          yBolinha - raio < y + raqueteAltura &&
 yBolinha + raio > y) {
      velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play(); } 
}

function verificaColisaoRaqueteOponente(x, y){
   if (xBolinha + raio > xRaqueteOponente &&  yBolinha - raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura  && yBolinha + raio > yRaqueteOponente) {
     velocidadeXBolinha *= -1;
   raquetada.play(); }
} 

function incluiPlacar() {
    stroke(255);
    textAlign(CENTER);
    textSize(16);
    fill(color(255, 140, 0));
    rect(150, 10, 40, 20);
    fill(255);
    text(meusPontos, 170, 26);
    fill(color(255, 140, 0));
    rect(450, 10, 40, 20);
    fill(255);
    text(pontosDoOponente, 470, 26);
}

function marcaPonto(){
  if (xBolinha > 590){
    meusPontos += 1;
    ponto.play();
  }

  if (xBolinha < 10){
    pontosDoOponente += 1;
    ponto.play();
  }
}

Aconteceu a mesma coisa comigo quando na função preload() não especifiquei o caminho correto para os arquivos de sons adicionados. Se os nomes dos arquivos forem trilha.mp3, ponto.mp3 e raquetada.mp3, basta retirar o '_' dos nomes.

function preload() {
    trilha = loadSound("trilha.mp3");
    ponto = loadSound("ponto.mp3");                    <<< DESSA FORMA
    raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}

Caso tenha criado pastas para organizar melhor os arquivos adicionados, basta especificar na preload().

function preload() {
    trilha = loadSound("nome_pasta_criada/_trilha.mp3");
    ponto = loadSound("nome_pasta_criada/_ponto.mp3");                <<< DESSA FORMA
    raquetada = loadSound("nome_pasta_criada/_raquetada.mp3");
}

Caso, ainda assim, não consiga resolver, compartilhe o link do seu código para ver onde consigo ajudar!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software