Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Aplicação de métodos agéis para projetos Telecom

Trabalho em uma empresa de telecomunicação e sou a PMO de projetos da area de entrega. Os serviços de Telecom e TI são vendidos e nosso time precisa garantir o funcionamento da solução vendida. Como faço para implantar os métodos ageis em demandas diferente de desenvolvimento de sistema. Pegunto, porque o curso é voltado para a area de TI (desenvolvimento);

2 respostas

Boa tarde Janaina!

Já passou pela minha cabeça uma idéia parecida com a sua. Minha formação é em Engenharia Civil, depois eu migrei para TI; logo depois que estudei e conheci Métodos Ágeis pensei na possibilidade de aplicar na área de Engenharia.

Uma das coisas muito faladas em Engenharia de Software é que ela herdou muita coisa das outras Engenharias, e o Modelo Cascata funciona bem em muitos Projetos de Engenharia (um prédio por exemplo), mas não para Software.

Creio que dê para aplicar Métodos Ágeis em outras áreas, mas é preciso entender bem a estrutura e os processos do seu Projeto (Empreendimento, ou qualquer outro "sinônimo") para ver se dá ou não para aplicar no seu contexto.

Acho que um conceito muito forte de Métodos Ágeis que não dê para aplicar em muitas outras áreas sejam as Sprints (Iterações) e suas entregas incrementais. Pegando o exemplo do prédio que eu dei acima, não faria muito sentido liberar o 1º andar do prédio para os moradores; nem seria agradável eles lidarem com os transtornos do restante da obra. Não é mesmo?

As reuniões diárias do Scrum; o fluxo de trabalho do Kanban; as reuniões de review, onde você sai com o compromisso do que vai melhorar; o sentimento de time; a priorização de comunicação presencial; etc. Muita coisa tem aplicação em qualquer área.

Fala mais sobre o serviço que vocês prestam para podermos opinar a respeito.

Abraço!

solução!

Oi Janaina,

O primeiro passo para resolução deste caso é entender a estrutura organizacional da empresa onde você atua.

Vocês trabalham com departamentos? Trabalham com agile já?

Como é a gestão de projetos atual e a governança da empresa onde você atua?

Via de regra, o ideal seria formar times Scrum diferentes e integrá-los por meio de um Dono de Produto Chefe, Scrum Master Chefe e líderes técnicos.

Ainda, construir um backlog de programa para todos os projetos atrelados as entregas e atribuir esta gestão de backlog ao Dono do Produto chefe.

Ele deverá coordenar com os Donos de Produto de cada time e colaborar com a distribuição dos épicos, para que cada Dono de Produto trate as histórias de usuário em seu time.

Neste cenário, este Dono de Produto Chefe atuaria de forma parecida como um Gerente de Programas ou Portfólios. Teria um backlog com temas, quebrando estes temas em épicos para melhor distribuição dos times.

Durante a execução do projeto, quando necessário, pode ser ao fim de cada Sprint, todos os POs, SMs e líderes técnicos se reuniriam para integração das entregas/incrementos e fariam um grooming do backlog deste programa, depois refazendo o grooming no backlog específico de cada time.

Faz sentido para você?

É Scrum escalado. Estou aqui te dando uma visão geral.

Abraços,

FA

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software